Google cria alerta para avisar sobre informações não confiáveis nas buscas online

Novo recurso vai funcionar principalmente em notícias de última hora e a plataforma mostrará mais contexto sobre os sites pesquisados pelos usuários. Alerta já está em funcionamento no Brasil.

Google vai excluir contas inativas a partir de dezembro. Foto: Pawel Czerwinski/Unsplash

O Google vai avisar aos seus usuários quando sites não dispuserem de informações confiáveis sobre algum assunto após buscas na plataforma, anunciou a empresa nesta sexta-feira (12). O serviço já está em funcionamento em todo o Brasil. 

A partir de agora, os sistemas do buscador estão atualizados para identificar momentos em que o interesse por um tema está crescendo e não há informações de veículos jornalísticos e de autoridades públicas, por exemplo, alertando aos usuários sobre as informações disponíveis possam eventualmente não ser as mais concretas sobre algum tema. 

Quando isso acontece, a plataforma vai sugerir que o usuário volte a pesquisar mais tarde para obter informações de qualidade, vindas de órgãos e veículos jornalísticos estabelecidos. 

Além disso, o Google vai mostrar também mais contexto sobre os sites, com o intuito de situar melhor os usuários nas buscas na plataforma. De acordo com a empresa, as modificações ajudarão os usuários a decidirem quais são os resultados mais úteis e confiáveis. 

Antes mesmo dos usuários entrarem em determinadas páginas, vão poder averiguar mais detalhes acerca deles, em uma seção denominada de ‘’Sobre este resultado’’, que ficará disponível ao lado do nome do site. 

Outra mudança divulgada pelo Google vai ser as dos trechos em destaques, aqueles pequenos textos que ficam abaixo do título das matérias. Nas páginas consideradas não confiáveis, a plataforma vai suprimir esta seção. Em contrapartida com os outros recursos, ainda não há previsão para esta atualização começar a funcionar no Brasil.

*com informações do g1