Android 13 é lançado oficialmente pelo Google; veja novidades

Nova atualização do sistema operacional já pode ser baixada em celulares do Google, da linha Pixel.

Foto: Reprodução/Android

O Android 13 foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (15). O novo sistema operacional já está liberado primeiro para os usuários do Pixel, celular da linha premium do Google. 

De acordo com nota do site oficial do Android, ainda em 2022 é esperado que alguns celulares das marcas Samsung Galaxy, Asus, Motorola, Sony, Xiaomi e outros recebam a atualização com o novo sistema operacional. 

Novidades do Android 13

Ícones e aplicativos temáticos

A partir da atualização, os ícones dos aplicativos passarão a ser temáticos, ou seja, o usuário vai poder escolher as tonalidades, que podem ser herdadas a partir do papel de parede do próprio aparelho, além de outras preferências de tema. 

Android 13 é lançado oficialmente pelo Google; veja novidades
Foto: Reprodução/Android

Preferências de idioma 

O Android passa a fornecer um painel de configurações para mudar os idiomas de cada aplicativo instalado, desde que os desenvolvedores do app optem por participar deste novo serviço. Ou seja, um mesmo usuário pode ter diversos aplicativos com diferentes línguas, diferentemente do que acontecia nas outras versões do Android, que para mudar o idioma de determinado aplicativo era necessário alterar todo o sistema. 

Android 13 é lançado oficialmente pelo Google; veja novidades
Foto: Reprodução/Android

Suporte para Bluetooh LE Audio 

O novo serviço de Bluetooh, que permite compartilhar áudios com alta qualidade e promete forçar menos o uso da bateria, terá o suporte dos aparelhos que passarem a ser atualizados para o Android 13. 

Permissão de notificação

A partir da nova atualização, os aplicativos instalados pelos usuários precisarão pedir permissão para exibição de notificações para o usuário antes que qualquer notificação apareça na tela, no que o Android denomina de ‘permissão de tempo de execução de notificações’. 

Além dessas modificações, outras mudanças, na interface do sistema, em privacidade reforçada e gerenciamento do Wi-Fi também foram confirmadas. 

Os outros aparelhos das marcas citadas acima, que vão receber o novo sistema até o final do ano, mas não foram especificados pelo Android.