icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Robótica da UFCG conquista 1º lugar em prova latino-americana

Equipe campinense concorreu na categoria Robôs Virtuais de Resgate Simulado, na qual robôs reais são modelados e integrados em um ambiente de simulação onde são reproduzidos cenários de desastres.

Publicado em 20/11/2008 às 8:26

Da Ascom da UFCG

A criatividade e a tecnologia usadas pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFCG, campus Campina Grande, foram fundamentais para a conquista de mais um prêmio internacional para a instituição. A equipe da UFCG conquistou o 1º lugar da Competição Latino-americana de Robótica, que reuniu representantes de vários países, de 25 a 31 de outubro, na Bahia.

Intitulada eROBÓTICA, a equipe campinense concorreu na categoria Robôs Virtuais de Resgate Simulado (Robocup Virtual Robots Rescue), na qual robôs reais são modelados e integrados em um ambiente de simulação onde são reproduzidos cenários de desastres. As equipes de robôs são, então, programadas para vasculhar o cenário à procura de sobreviventes.

"O cenário do desastre é apresentado às equipes momentos antes do início da competição", explica o coordenador Antonio Marcus Nogueira Lima, do Departamento de Engenharia Elétrica. "Cada equipe teve um tempo estipulado para ajustar os parâmetros de sua estratégia. O cenário apresentado pela comissão do evento foi de um desastre em um prédio, onde os representantes teriam que encontrar e salvar as vítimas, usando um robô virtual, com sensores, câmeras e outros recursos tecnológicos", contou.

Quanto mais o robô agisse sozinho usando seus próprios recursos, mais pontos seriam dados à equipe. Foi o que aconteceu com os representantes da UFCG. Usando um modelo de um robô comercial, eles usaram muita criatividade e tecnologia para dotá-lo com a capacidade de se mover de forma autônoma e detectar cada uma das peças colocadas no cenário, desde entulhos a objetos inanimados e seres humanos.

No caso das pessoas, o robô foi adaptado com sensores capazes de discernir entre vítimas com vida e as mortas. Segundo o professor Antonio Marcus, a detecção do estado da vítima foi feita utilizando técnicas de processamento de imagem. Para vencer a competição, os participantes teriam que obedecer algumas regras, como por exemplo, o tempo da ação de salvamento, nesse caso, 20 minutos. Tanto esse detalhe como os outros foram obedecidos pela equipe, que venceu a prova por realizá-la com menos interferência do operador humano no controle dos robôs.

Thiago de Freitas Oliveira de Araújo e Aristóteles Terceiro Neto, respectivamente do 8º e 7º períodos de Engenharia Elétrica foram dois, dos 12 componentes do eROBÓTICA, que participaram da competição. Para eles, a conquista do prêmio foi muito especial e eles mereceram devido aos esforços e a qualidade da tecnologia mostrada na prova.

"Ficamos muito felizes porque conseguimos representar bem a Universidade, mostrar nossa tecnologia para outros países e deste modo, obtivemos a classificação para participar da competição mundial", comentou Thiago.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp