VAMOS TRABALHAR
Estado vai chamar mais 350 aprovados em concurso
Aprovados que não foram classificados no concurso do magistério em 2005 serão chamados para lecionar aulas no nível fundamental e médio nas escolas estaduais.
Publicado em 06/01/2009 às 9:34
Bartolomeu Honorato, do Jornal da Paraíba
A subsecretária de Educação da Paraíba, Verônica Bezerra, anunciou na segunda-feira (5) que 350 candidatos aprovados – que não foram classificados no concurso do magistério em 2005 – serão chamados para lecionar aulas no nível fundamental e médio nas escolas da rede estadual de ensino. A secretária ainda anunciou que o Governo do Estado vai convocar os aprovados e classificados no concurso público para preenchimento de vagas nas disciplinas de Sociologia e Filosofia, realizado naquele ano.
“Nós fizemos um concurso e chamamos os candidatos aprovados e que foram classificados. Agora vamos ter outra chamada. Serão os 350 candidatos aprovados e que não conseguiram a classificação. Por lei, é permitido continuar chamando e é isso que estamos fazendo pela Educação da Paraíba”, afirmou a subsecretária de Educação do Estado.
Verônica Bezerra disse que os 350 novos convocados vão ser chamados até o início de fevereiro, quando começam as aulas na rede estadual de ensino. “Eles serão convocados para dar aulas ainda este ano e suprir a falta de professores em disciplinas nas escolas estaduais do interior paraibano”, garantiu a subsecretária de Educação da Paraíba.
Os 350 educadores vão ministrar aulas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a exemplo da disciplina de Ciências e Língua Portuguesa, e do ensino médio, como Física e Matemática. “O concurso público ofereceu vagas nas 223 cidades paraibanas observando a realidade de cada município.
Por exemplo, em Itabaiana teve vagas para Matemática, então serão chamados professores de Matemática para a cidade. Já em Patos, havia necessidade de professor de História”, exemplificou Verônica Bezerra. No concurso, realizado em 2005, foram chamados 1.200 professores. Todos eles conseguiram a classificação no exame de seleção para professor estadual.
A subsecretária de Cultura de Educação da Paraíba ressaltou que o concurso da Educação do Estado, para preenchimento de cerca de 1.500 vagas, ocorreu de forma correta em todas as etapas, desde a realização das provas até o processo de chamada dos classificados para as funções educacionais na capital e interior do Estado. “Nós chamamos do começo da lista respeitando as notas obtidas por cada um dos candidatos, conforme a posição que eles conseguiram”, disse.
O concurso do Estado abriu vagas para Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Inglês, Espanhol, Ciências, Biologia, Química, Física, Matemática e Educação Física. A aplicação das provas aconteceu no dia 18 de dezembro de 2005 e contou com 50 questões. Entre elas, dez de Língua Portuguesa, dez de conhecimentos em Didática, 30 questões relacionadas aos conhecimentos específicos da licenciatura onde o candidato se inscreveu.
Também serão chamados, até fevereiro, os classificados para lecionar as disciplinas de Sociologia e Filosofia no ensino médio. As duas matérias foram incluídas na grade curricular do ensino médio nas escolas brasileiras, por decreto federal.
Comentários