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Fim de ano movimenta mercado com 6 mil contratações na Paraíba
Previsão da Fecomércio é de que sejam gerados mil empregos a mais neste fim de ano em relação ao mesmo período de 2009. Veja dicas para garantir efetivação.
Publicado em 15/10/2010 às 15:00
Karoline Zilah
Com G1
Aquecido pelo pagamento do 13º salário e pelas compras de Natal, o comércio movimenta o mercado de trabalho no fim do ano com contratações temporárias para reforçar o atendimento. A época é motivo de esperança para quem está desempregado. Os cargos mais procurados são: vendedor, auxiliar de estoque e auxiliar de linha de produção. Para algumas vagas não é preciso experiência.
Em todo o Brasil, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping prevê 130 mil trabalhadores temporários no varejo para o fim do ano. Na Paraíba, a Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio) estima que 6 mil vagas de emprego sejam geradas no último trimestre de 2010 para acompanhar o ritmo dos estabelecimentos comerciais.
No mesmo período do ano passado, a previsão foi de 5 mil. Esse crescimento, segundo o levantamento feito pela federação, leva em consideração o aumento do poder de compra da classe C e o 13º salários.
Dicas para ser um bom profissional e garantir a efetivação
Confira algumas orientações para você se sair bem no trabalho temporário e transformá-lo em trabalho permanente. As dicas são de Adalberto Santos, presidente da Associação de Empresas de Trabalho Temporário, em entrevista ao G1:
Comprometimento: se comprometer com o trabalho é fundamental. Ser competente e fazer bem o trabalho que lhe foi designado.
Agilidade: ser ágil, rápido e dinâmico. Não pode ficar parado.
Pró-atividade: anteceder o fato. Identificar a situação e mostrar trabalho. Ter entusiasmo nas tarefas do dia-a-dia poderá fazer com que você ganhe respeito.
Visão: enxergar as possibilidades e saber aproveitá-las. Perceber como as coisas funcionam. Quem tem este tipo de percepção, tem maiores chances de ser admitido.
Disponibilidade: esteja disponível sempre. Pergunte ao seu supervisor ou colega se há alguma outra tarefa em que você pode ajudar. Quem quer ser efetivado não pode fazer corpo mole.
Criatividade: dar novas idéias que melhorem o funcionamento do trabalho. Ser criativo para abordar o cliente é importantíssimo.
Iniciativa: mesmo sendo um emprego temporário, faça mais do que aquilo que esperam de você. Não espere que alguém peça alguma coisa. Levante e faça.
Educação: fundamental em qualquer situação, mais ainda quando se trabalha com o cliente.
Boa aparência: não significa ser bonito, mas estar sempre apresentável, com uma aparência saudável.
Linguagem: saber falar e se portar em público. Usar sempre uma linguagem adequada, falar da maneira mais correta possível, de preferência de acordo com o perfil do consumidor.
Conhecimento: busque conhecer a empresa e o mercado em que atua. Mostre-se disponível a aprender o que não sabe.
Cooperação: busque cooperar com a equipe, ajudando os colegas a atingir os objetivos da área.
Interesse: busque informações sobre as oportunidades que a atual empresa ou outras do segmento terão em um futuro próximo. Converse com seu chefe sobre os requisitos necessários e os cursos que pode realizar para estar pronto para estas oportunidades.
Feedback: peça um retorno de sua chefia sobre sua atuação,veja os pontos que pode melhorar e elabore um plano de ação para ampliar sua empregabilidade.
LEMBRE-SE: se não houver possibilidade de efetivação imediata, deixe seus contatos com os colegas e informe-os de que você está em busca de uma nova colocação. Conseguindo um novo emprego, agradeça aos colegas o apoio recebido e informe-os sobre seus novos contatos profissionais.
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