VAMOS TRABALHAR
Inexperiência barra contratação
Falta de mão de obra qualificada é um dos principais fatores que comprometem abertura de vagas e contratações.
Publicado em 22/01/2012 às 6:30
João Pessoa já tem roteiros turísticos consagrados no país e recebe a cada ano mais turistas. Para este mês, conforme a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), está prevista a chegada de 132 mil visitantes, enquanto no mesmo período do ano passado cerca de 110,4 mil pessoas (crescimento de 19,5%) visitaram a capital paraibana.
Ainda assim, a abertura de vagas de emprego em setores ligados ao turismo não é tão expressiva e um dos motivos, segundo os empresários, seria a falta de capacitação dos funcionários do ramo.
Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Paulo Amaral, apesar de existir um aumento no fluxo de pessoas nos estabelecimentos de alimentação fora do lar nessa época, a maioria dos bares e restaurantes conseguem realizar o atendimento com o número de funcionários existentes.
“Em alguns estabelecimentos, onde há maior influência do fluxo turístico, pode haver um aumento de até 30% no número de vagas.
Mas, muitos deles acabam se virando com o quadro que possuem porque é muito difícil encontrar mão de obra qualificada nesse ramo”, comentou Paulo, ao acrescentar que em João Pessoa há a escassez de cursos que capacitem pessoas para atuarem no setor - a oferta não atende à demanda.
Ainda segundo ele, a maioria dos funcionários de bares e restaurantes de João Pessoa não possui cursos em seus currículos, e, normalmente, a experiência é adquirida com a prática. “Como empresário do ramo, há oito anos no mercado, nunca tive a oportunidade de entrevistar alguém que tivesse capacitação advinda de curso”, apontou o vice-presidente da Abrasel-PB.
Nesse sentindo, segundo ele, a Abrasel-PB tem se reunido com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac-PB) a fim de firmar uma parceria entre as duas entidades.
Os alunos que atualmente realizam os cursos oferecidos pelo Senac poderão atuar nos estabelecimentos associados à Abrasel-PB.
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Tadeu Pinto, a rede hoteleira da capital comemora ótimos índices de ocupação neste período de férias com cerca de 90% de leitos ocupados. No entanto, poucos empresários acabam contratando mão de obra extra nesse período.
“Na verdade, os hotéis não abrem muitas vagas nessa epóca, pois temos que ter um quadro de funcionários fixo durante o ano inteiro, mas nos demais setores, como restaurantes, as oportunidades surgem sim”, afirmou.
Segundo ele, os hotéis precisam estar preparados para uma possível taxa de ocupação de 100% todos os dias do ano. “Hoje o hotel está vazio, mas amanhã pode acontecer de todos os quartos serem ocupados, por isso o funcionalismo deve ser o mesmo o ano inteiro”, reforçou.
Comentários