icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

JP tem recorde de emprego com 615 novos postos em maio

Paraíba criou, no mês de maio, 1.049 novos empregos. Os setores que mais contribuíram para o resultado foram o de Serviços e Comércio.

Publicado em 22/06/2009 às 16:59

Da Redação
Com informações da Secom-JP

Divulgados nesta segunda-feira (22) os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) pelo Ministério do Trabalho mostram uma recuperação do mercado de trabalho. Em maio deste ano, a Caged registrou a criação de 1.049 empregos na Paraíba, um expansão de 0,39%, já que em abril houve decréscimo dos postos de trabalho. Somente o mercado pessoense abriu 615 postos de trabalho.

Os setores de atividade que mais contribuíram para o resultado foram os setores de Serviços com 354 postos e o Comércio com 393 postos de trabalho criados. O saldo nacional de empregos em maio ficou em 131,5 mil, superior ao registrado em abril, quando foram criadas 106 mil novas vagas no país.

Na Paraíba, em relação ao último ano, houve um crescimento de 3,55% no nível de emprego, o que corresponde a 9.264 postos de trabalho. Já se compararmos com maio de 2008 o número de postos quase dobrou.

“Pela primeira vez no ano, o crescimento ocorre em todas as regiões e em todos os setores da economia”, comemorou Lupi, ministro do trabalho e emprego.
Contudo, o saldo ainda é bem inferior ao 797,5 mil postos formais de trabalho fechados entre novembro de 2008 e janeiro deste ano por conta da crise financeira internacional.

Recorde em João Pessoa

O mercado pessoense abriu 615 postos de trabalho com carteira assinada em maio, o melhor resultado da capital nos últimos sete meses. Desde o início do ano, as empresas instaladas na cidade já geraram 1.961 novas vagas.

De acordo com a pesquisa, os postos de trabalho abertos na capital foram responsáveis por mais da metade da geração de empregos de todo o Estado. O levantamento revela que as 615 novas vagas de João Pessoa representam 58% das 1.049 registradas no mês passado na Paraíba e superam em quase cinco vezes o segundo lugar no ranking (Guarabira, com 126 postos em maio).

Segundo o Ministério do Trabalho, as contratações na cidade somaram 3.952 no mês passado e superaram em 18,5% o número de demissões, que ficou em 3.337. Todos os oito setores da economia acompanhados pelo Caged registraram geração de vagas em João Pessoa, com destaque para Serviço e Comércio, que abriram 251 e 206 postos, respectivamente.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes Pereira, avalia que a economia pessoense sentiu bem menos os efeitos da crise internacional que fez encolher os postos de trabalho no país. “E agora que Brasil e o mundo começam a se recuperar, João Pessoa deve ter um crescimento ainda mais expressivo”, afirma.

Confira o ranking da geração de empregos do Estado em maio:

PARAÍBA

1.049

João Pessoa

615

Guarabira

126

Campina Grande

106

Cabedelo

70

Patos

14

Queimadas

13

Cajazeiras

12

Sapé

9

Pombal

3

Solânea

-5

Sousa

-45

Bayeux

-55

Mamanguape

-69

Santa Rita

-169

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp