VAMOS TRABALHAR
Vale prorroga inscrições para curso de formação profissional
Jovens do Norte e Nordeste receberão capacitação teórica e prática além de bolsa-auxílio. A seleção da Vale vai até 31 de dezembro.
Publicado em 11/12/2011 às 17:39
Foram prorrogadas até o dia 31 de dezembro as inscrições para o Programa de Formação Profissional da Vale. Estão sendo oferecidas 1.936 vagas para jovens do Norte e do Nordeste. Os selecionados passarão por treinamento teórico a partir de março de 2012 e em seguida desenvolverão atividades técnicas e operacionais nas áreas de Ferrovia e Porto.
As inscrições podem ser feitas pelo site (www.vale.com/oportunidades). Com o programa, a Vale pretende formar jovens para suprir a demanda por profissionais qualificados nas áreas de atuação da empresa e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento local nas regiões por meio do acesso à educação, emprego e renda.
Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e/ou ensino técnico nas áreas de edificação, elétrica, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, estradas, mecânica, mineração e portuário, entre outras. A lista completa de cursos e os documentários necessários para inscrição estão no site (www.vale.com/oportunidades).
Durante as etapas de seleção, os candidatos passarão por análise curricular, prova online, entrevista coletiva, dinâmica de grupo, entrevista técnica, avaliação psicológica e exames médicos.
A formação é dividida em duas fases e dura aproximadamente 15 meses. A fase teórica terá duração de quatro a seis meses e será realizada em instituições de ensino parceiras da Vale localizadas em Campina Grande, na Paraíba; Natal, no Rio Grande do Norte; São Luís, Santa Inês e Açailândia, no Maranhão;e Marabá e Parauapebas, no Pará.
A fase prática, com duração de seis a 12 meses, será realizada nas áreas operacionais da empresa no Terminal Portuário Ponta da Madeira, em São Luís (MA), e nos municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão e no Pará. Nesta etapa, os selecionados têm a oportunidade de exercitar as atividades aprendidas com a orientação de profissionais experientes.
Na primeira fase, os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 600,00 (para nível médio) e R$ 900,00 (para nível técnico), além de ajuda de custo para quem estudar em cidade diferente de onde mora. Na fase prática, além do salário, os participantes terão direito a vale-alimentação, vale-refeição ou refeição no local de trabalho e plano de saúde, entre outros benefícios.
Criado em 2003, o programa já atendeu a mais de 8.200 pessoas em todo o Brasil. De 2008 a 2010 formaram-se 1.065 profissionais, dos quais 670 foram efetivados (63%). Até julho de 2011 já se formaram 571, dos quais 394 foram efetivados (69%).
Comentários