Os Titãs não são a melhor banda de todos os tempos da música brasileira

Paulo Miklos deixou os Titãs referindo-se ao grupo como a melhor banda de todos os tempos da música brasileira. Como gentileza, vale. Mas é um exagero.

Os Titãs não são nem ao menos a melhor banda brasileira do rock dos anos 1980. Embora tenha feito um disco essencial (“Cabeça Dinossauro”), o grupo tem ao seu lado mais três bandas importantes nos 80:  o Barão Vermelho, que nos legou Cazuza; Os Paralamas do Sucesso, longevo power trio comandado por Herbert Vianna; e o Legião Urbana de Renato Russo.

Se me fosse pedido para escolher a melhor banda de todos os tempos da música brasileira, ficaria com Os Mutantes. O trio (depois quinteto) formado em São Paulo na segunda metade dos anos 1960 fez rock de vanguarda no nível do que se produzia de melhor no rock do mundo.

Nos anos 1970, citaria Os Novos Baianos, outro grupo fundamental para a música brasileira. Seu disco “Acabou Chorare” aparece sempre na lista dos melhores discos feitos no Brasil.

Os Mutantes foram tropicalistas. Os Novos Baianos, pós. Ambos incorporaram ao rock elementos da música popular brasileira. E foram muito felizes nessa fusão.