Zé Ramalho e Orquestra Sinfônica: saiba como será o encontro histórico

Zé Ramalho e a Orquestra Sinfônica da Paraíba se encontram pela primeira vez num concerto no dia do aniversário de João Pessoa. O projeto – um sonho antigo do governador Ricardo Coutinho – começou a ser concretizado numa conversa do governador com o compositor no início do ano.

A apresentação de Zé com a OSPB vai ocorrer no dia cinco de agosto, às 20h30, no teatro A Pedra do Reino, do Centro de Convenções. O concerto será gravado para registro em DVD. A orquestra será regida pelo maestro Luiz Carlos Durier.

Luiz Carlos Durier

“Estamos fazendo história”, me disse o maestro Durier numa conversa ontem (18) à noite por telefone. Ele falou da importância do trabalho de Zé Ramalho e do quanto o artista é merecedor de um registro com essa estética musical.

Os ensaios serão iniciados na próxima semana. Zé Ramalho chegará a João Pessoa na semana do concerto e fará vários ensaios com a orquestra. Mas o compositor já recebeu todos os arranjos para se familiarizar com eles.

Os arranjos foram escritos por um jovem trompetista, Emanoel Barros, que fará 21 anos no dia do concerto. “A escolha do arranjador foi pela qualidade técnica e musical que ele tem e também por sua veia muito forte com a música popular”, disse o maestro Luiz Carlos Durier.

Emanoel-Barros-1

Segundo Durier, Emanoel Barros é muito talentoso e já escreveu os arranjos que a Orquestra Sinfônica da Paraíba executou no ano passado, no concerto de inauguração do teatro A Pedra do Reino.

138 MÚSICOS

A Orquestra Sinfônica da Paraíba subirá ao palco do teatro A Pedra do Reino para o concerto com Zé Ramalho com uma formação de 138 músicos.

O maestro Luiz Carlos Durier explicou que a orquestra será formada pelos músicos da OSPB e os da Orquestra Sinfônica Jovem. Zé Ramalho, segundo o maestro Durier, atuará como o solista da orquestra, acompanhando-se ao violão em dez de suas canções.

O compositor trará o baixista com quem trabalha há muitos anos. O músico da banda de Zé se integrará a uma base de música popular que tocará com a orquestra e que será formada por Leo Torres (guitarra), Glauco Andreza (bateria) e Erick John (teclado).

O concerto terá uma concepção cênica e uma iluminação especiais. Elas adotarão uma temática nordestina e serão fiéis ao universo musical e poético de Zé Ramalho.

No próximo post, tenho mais informações sobre o encontro de Zé Ramalho com a Orquestra Sinfônica da Paraíba.