Zé Ramalho e Orquestra Sinfônica: compositor fala sobre o concerto

Zé Ramalho e a Orquestra Sinfônica da Paraíba se encontram pela primeira vez num concerto que será realizado no dia cinco de agosto, às 20h30, no teatro A Pedra do Reino, do Centro de Convenções. O evento comemora o aniversário da cidade de João Pessoa e marca os 40 anos de carreira de Zé Ramalho.

A orquestra, formada por 138 músicos, será regida pelo maestro Luiz Carlos Durier.

Nesta terça-feira (19) antecipei aqui na coluna muitos detalhes e o repertório do concerto.

Mas faltava ouvir Zé Ramalho, sua expectativa, a escolha do repertório, as impressões sobre os arranjos escritos por Emanoel Barros. Foi o que fizemos ontem à tarde.

Segue o que Zé me disse:

A ideia

Essa oportunidade de realizar esse concerto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba é graças ao governador Ricardo Coutinho. É uma ideia dele, que me fez pessoalmente o convite, na granja residencial do governo.

40 anos

Acho sensacional a possibilidade do resultado final nessa celebração dos meus 40 anos de carreira. Pretendo, se possível, chamar o evento de: Concerto dos 40 Anos – Orquestra Sinfônica da Paraíba e Zé Ramalho.

Os arranjos

Os arranjos que o maestro Durier tem me enviado são de uma presteza e beleza incomparáveis, talento e competência, simpatia e comunicação. Nos demos muito bem quando o conheci, nesse último verão de João Pessoa.

O repertório

O repertório vai desde Avôhai, Vila do Sossego, Chão de Giz, passando por Admirável Gado Novo, Jardim das Acácias, A Terceira Lâmina, até Eternas Ondas, Banquete de Signos, etc. São 12 músicas selecionadas por mim, representativas desse longo caminho. Serão, a meu ver, as escolhidas para a plateia, que será só de convidados.

O significado

Fazer essa apresentação na minha terra, e na cidade de João Pessoa, onde me formei culturalmente e socialmente, será de muito significado para mim.