Chico César diz que está recebendo ameaças dos ruralistas depois de cantar em Fátima Bernardes

Hoje (21/07) cedo, no meu post anterior, comparei dois vídeos: “The Sweetest Thing”, do U2, e “Mama África”, de Chico César. Como a música do U2 é de 1987, e a de Chico, de meados dos anos 1990, sempre achei que o vídeo de “The Sweetest Thing” pudesse ter inspirado o de “Mama África”, já que os dois são muito parecidos.

Mas um colega de redação me alertou: o vídeo do U2 foi feito 11 anos depois da música (em 1998) para um relançamento. Então, se um inspirou o outro, foi o U2 que tomou como parâmetro o nosso Chico César.

O post acabou provocando uma conversa minha com Chico César através do Facebook. E, aí, entrou em cena um outro tema: a canção “Reis do Agronegócio” (letra de Carlos Rennó).

Estou impressionado com a força e a beleza da música, que é uma autêntica protest song e remete, naturalmente, ao jovem Bob Dylan. Na extensão da letra, no acompanhamento ao violão e em algumas inflexões da voz.

Chico cantou a música no programa de Fátima Bernardes e anda recebendo ameaças dos ruralistas, me contou na conversa no Facebook, que reproduzo aqui para dividir com os fãs do artista:

Francisco César Gonçalves Querido Sílvio Osias, na verdade eu e Anna Muylaert (a diretora do clipe) nos inspiramos num documentário sobre a primeira visita que um bailarino e músico africano de sobrenome Keita faz a sua aldeia depois de conquistar êxito na carreira na Europa. Eu só vim conhecer esse belo clipe do U2 depois mas deixo a palavra com Anna, muito mais ligada na cena rock do que eu na época. É muito boa a comparação. Eu gosto. Abraços.

Sílvio Osias
Sílvio Osias Beleza, Chico! Como disse, gosto muito dos dois vídeos. E dessa coisa de um poder ter inspirado o outro. Abraços. 
Sílvio Osias
Sílvio Osias Chico, a música do U2 é de 1987, mas o vídeo só foi feito em 1998 para um relançamento, me avisa um colega de redação. Portanto, um pouco depois de Mama África. Então, Muylaert não se inspirou no U2. Será que foi o contrário? O mundo é pequeno! De todo modo, as semelhanças existem e é bacana compara-las. 
Sílvio Osias
Sílvio Osias Outra coisa. Estou muito impressionado com a força e a beleza de Reis do Agronegocio. Uma autêntica canção de protesto nos tempos atuais. Com as suas marcas autorais e com traços que nos levam a melhor protest song do jovem Dylan. Até na extensão dos versos. Também no violão que acompanha e em algumas inflexões da voz. Muito bonito! 
Francisco Cesar Goncalves
Francisco Cesar GoncalvesObrigado,  Sílvio. Os ruralistas não gostaram nada que eu tenha cantado um trecho dela no Encontro com Fátima Bernardes. Estão me xingando e ameaçando pelas redes sociais, inclusive as minhas de artista – que são abertas. Dylan foi mesmo a inspiração para encarar esse belo poema de Carlos Rennó. Eu tinha escutado falar que o clipe do U2 era posterior ao nosso mas não tinha certeza. A gravadora usou o nosso clipe em uma convenção internacional na época, nos EUA. E os canais de wolrd music também o divulgaram bastante pelo mundo todo.