Box dos 40 anos de carreira de Zé Ramalho é presente para seus fãs

Zé Ramalho está comemorando 40 anos de carreira. O início da celebração foi com o lançamento de uma caixa com três CDs e um DVD pelo selo Discobertas, do produtor Marcelo Fróes.

Todo o material é acústico. Há um CD simples de 1996 que permaneceu inédito por 20 anos. Há um CD duplo gravado para o projeto. E um DVD cujo conteúdo foi produzido enquanto o artista gravava 13 das 22 faixas do disco duplo.

Voltemos no tempo. Em 1997, na “Antologia Acústica”, Zé Ramalho fez um dos melhores discos de sua carreira. O CD simples de 1996, que aparece agora nesse box da Discobertas, antecede em um ano a impecável antologia de 1997.

A antologia oferecia uma muito bem acabada releitura dos grandes êxitos da carreira de Zé Ramalho. O CD “Voz & Violão 1996” seria, então, uma espécie de rascunho, de esboço daquela antologia.

Já o CD duplo “Voz & Violão”, gravado há pouco no estúdio de Robertinho de Recife, estende o repertório do disco de 1996. E traz, assim, um Zé Ramalho unplugged e stripped (para aproveitar o título do disco dos Rolling Stones). Ou seja: desplugado e desnudado.

O DVD registra o instante das gravações com enquadramentos que dão total acesso aos acordes que Zé usa para tocar suas canções.

Ao longo do projeto, o melhor do seu repertório surge sem qualquer adorno, permitindo ao ouvinte um contato bem próximo com as músicas mais ou menos do jeito que elas foram compostas.

Zé Ramalho festeja quatro décadas de carreira, mas os presenteados são os seus fãs com esse box “Voz & Violão – 40 Anos de Música”.