Histórico: Zé Ramalho e Sinfônica fazem concerto nesta sexta em JP

Zé Ramalho e a Orquestra Sinfônica da Paraíba se apresentam juntos pela primeira vez nesta sexta-feira (05) em João Pessoa. O concerto, às 20h00 no teatro A Pedra do Reino, do Centro de Convenções, é em homenagem aos 431 anos de fundação da capital paraibana e também faz parte da comemoração dos 40 anos de carreira do compositor.

“Estamos fazendo história”, disse o maestro Luiz Carlos Durier, que vai reger a orquestra. Ele falou da importância do trabalho de Zé Ramalho e do quanto o artista é merecedor de um registro com essa estética musical.

Os arranjos foram escritos por um jovem trompetista, Emanoel Barros. “A escolha do arranjador foi pela qualidade técnica e musical que ele tem e também por sua veia muito forte com a música popular”, disse o maestro Durier.

Segundo Durier, Emanoel Barros é muito talentoso e já escreveu os arranjos que a Orquestra Sinfônica da Paraíba executou no ano passado, no concerto de inauguração do teatro A Pedra do Reino.

138 MÚSICOS

A Orquestra Sinfônica da Paraíba subirá ao palco do teatro A Pedra do Reino para o concerto com Zé Ramalho com uma formação de 138 músicos.

Luiz Carlos Durier

O maestro Luiz Carlos Durier explicou que a orquestra será formada pelos músicos da OSPB e os da Orquestra Sinfônica Jovem. Zé Ramalho, segundo o maestro, atuará como o solista da orquestra, acompanhando-se ao violão em dez de suas canções.

O compositor trouxe o baixista com quem trabalha há muitos anos. O músico da banda de Zé se integrará a uma base de música popular que tocará com a orquestra e que será formada por Leo Torres (guitarra), Glauco Andreza (bateria) e Erick John (teclado).

O concerto terá uma concepção cênica e uma iluminação especiais. Elas adotarão uma temática nordestina e serão fiéis ao universo musical e poético de Zé Ramalho.

O REPERTÓRIO

Zé Ramalho escolheu pessoalmente as músicas de sua autoria que serão executadas no encontro dele com a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

A orquestra executará dez músicas de autoria de Zé Ramalho e um bis que será uma surpresa para o público.

Na abertura, a OSPB fará “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, e no encerramento, “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

As dez músicas que Zé Ramalho cantará acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba são as seguintes:

Avôhai

Vila do Sossego

Chão de Giz

Admirável Gado Novo

Beira Mar

Garoto de Aluguel

Jardim das Acácias

Canção Agalopada

A Terceira Lâmina

Eternas Ondas

A ENTREVISTA

Três semanas atrás, numa entrevista exclusiva ao JORNAL DA PARAÍBA, Zé Ramalho falou sobre o encontro com a Orquestra Sinfônica da Paraíba:

A ideia

Essa oportunidade de realizar esse concerto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba é graças ao governador Ricardo Coutinho. É uma ideia dele, que me fez pessoalmente o convite, na granja residencial do governo.

40 anos

Acho sensacional a possibilidade do resultado final nessa celebração dos meus 40 anos de carreira. Pretendo, se possível, chamar o evento de: Concerto dos 40 Anos – Orquestra Sinfônica da Paraíba e Zé Ramalho.

Os arranjos

Os arranjos que o maestro Durier tem me enviado são de uma presteza e beleza incomparáveis, talento e competência, simpatia e comunicação. Nos demos muito bem quando o conheci, nesse último verão de João Pessoa.

O repertório

O repertório vai desde AvôhaiVila do SossegoChão de Giz, passando por Admirável Gado NovoJardim das AcáciasA Terceira Lâmina, até Eternas OndasBanquete de Signos, etc. São músicas selecionadas por mim, representativas desse longo caminho. 

O significado

Fazer essa apresentação na minha terra, e na cidade de João Pessoa, onde me formei culturalmente e socialmente, será de muito significado para mim.