VIDA URBANA
Cancela é instalada em local de acidente que deixou cinco mortos
Colisão entre ônibus e trem ocorreu há mais de um ano.
Publicado em 31/03/2017 às 15:35
Após mais de um ano da colisão entre um ônibus e um trem que deixou cinco pessoas mortas e outras feridas, a Prefeitura de Santa Rita, na Grande João Pessoa, instalou uma cancela manual no local do acidente. A entrega do equipamento ocorreu nesta sexta-feira (31) e contou com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Segundo a prefeitura de Santa Rita, a medida era uma reivindicação dos moradores do local, onde há mais de um ano foi registrado um grave acidente entre um ônibus e um trem, deixando vítimas. Desde então, a população aguardava providências para garantir a segurança do trânsito na área.
Conforme o gerente de Planejamento de Engenharia da CBTU, Cláudio Piccoli, o projeto para instalação da cancela foi apresentado desde o ano passado, mas somente este ano a prefeitura iniciou o processo para implantação. “Agora a segurança da travessia está assegurada. Basta apenas que o motorista obedeça à sinalização”, afirmou o gerente.
O diretor do Departamento de Transporte e Trânsito de Santa Rita, Marinaldo Silva, explicou que os canceleiros participaram de um curso de capacitação promovido pela CBTU e que se revezarão em turnos, garantindo a operação da cancela das 4h30 às 19h30, período de circulação dos trens. Ele disse ainda que nas próximas semanas a prefeitura vai instalar uma cabine no local.
Relembre o caso
O acidente aconteceu no dia 29 de fevereiro de 2016, no distrito de Varzea Nova, em Santa Rita. Um ônibus, que faz o transporte coletivo no município, foi atingido por um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Com a colisão três pessoas morrem no local e outros dois foram socorridos aos hospitais da região, porém não resistiram aos ferimentos e vieram a falecer.
De acordo com as investigações feitas pela Polícia Civil, três fatores causaram o acidente: imprudência do motorista, alta velocidade do trem e as condições do trânsito no local. O motorista do ônibus e os maquinistas da locomotiva vão ser indiciados por homicídio culposo e lesão corporal.
Comentários