VIDA URBANA
Competição mostra atividades dos bombeiros à população
Atividades fazem parte da competição 'Bombeiro de Aço', que acontece em comemoração aos 16 anos do BBS.
Publicado em 20/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:22
Transporte de vítima, abertura, arrombamento, corrida com mangueira, subida em altas estruturas e simulações de salvamento debaixo de chuva. Estas foram algumas das atividades realizadas por 52 bombeiros militares de todo o Estado no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, na manhã de ontem. Elas fazem parte da competição 'Bombeiro de Aço', que acontece em comemoração aos 16 anos do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros e visa a incentivar os militares bem como mostrar à sociedade o preparo dos profissionais.
As competições terminaram por volta das 16h, quando foram divulgados os resultados. Na categoria individual masculina, o vencedor foi o soldado Nóbrega; na individual feminina, a campeã foi a tentente Vera Carla. Já a equipe vencedora foi a composta pelo sargento Anselmo, soldado Nóbrega e sargento Lima, do BBS.
De acordo com o comandante do BBS, tenente-coronel Erik Oliveira, esse é o 9º ano de realização dessa competição, que tem como diferencial em 2014 provas que mostram o preparo dos bombeiros em nível internacional. “A prova foi totalmente reorganizada depois de oito anos. Este ano temos mulheres participando, além de termos adequado as provas iguais às que acontecem em nível internacional”, explicou.
Segundo ele, as competições têm um caráter desportivo técnico profissional, são compostas por seis tarefas e demonstram a capacidade operacional dos bombeiros. “Essa é uma competição importante por diversos motivos porque fortalece os laços entre militares do BBS, aviva o caráter profissional dos bombeiros, congrega bombeiros de diferentes partes do Estado e mostra à sociedade um pouco do que fazemos. Estamos prontos e presentes”, frisou.
Na ocasião, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair de Barros, ressaltou a importância da participação popular no prestígio das competições. “Nós pensamos: por que não mostrar à sociedade? Isso é importante para que ela possa conhecer as atividades dessa corporação e verificar que têm pessoas abnegadas e preparadas caso seja necessário em ocorrências que nós atendemos diariamente”, complementou.
Quem passou pelo local, mesmo embaixo de chuva, resolveu parar para observar as atividades realizadas. Uma das pessoas que passou pelo Ponto de Cem Réis na manhã de ontem foi o funcionário público Marcos Marsicano. Para ele, observar as atividades desenvolvidas em praça pública traz um alívio para a população, que depende do trabalho dos bombeiros. “É uma importância grande, por isso resolvi parar e prestigiar. A população acaba se sentindo mais aliviada por ver que eles estão preparados e capacitados para atender a qualquer ocorrência”, pontuou.
Comentários