icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cresce número de vagas em Creis na capital, mas ainda há déficit

Quantidade de vagas subiu de 4 mil para 10,3 mil em João Pessoa, nos últimos três anos.

Publicado em 08/09/2015 às 9:00

O número de crianças matriculadas nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) de João Pessoa subiu de 4.040 há 3 anos para 10.301 este ano, um crescimento de 154,9%. A informação foi repassada pela coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (Seduc), Francineide Ribeiro. Ela informou que o aumento na oferta de vagas se deu após a ampliação de unidades da rede estadual que foram incorporadas à municipal e, da mesma forma, a partir da inauguração de novos Creis.

Em 2012, existiam 43 Creis em João Pessoa. A estes foram acrescidos 27 anteriormente pertencentes ao Estado e ainda foram construídos e inaugurados outros onze, totalizando 81 unidades de referência em educação infantil somente na capital.

“Nós detectamos um alto déficit e a necessidade de ampliação da rede, por conta disso, ampliamos a oferta já existente. Recebemos unidades de ensino do Estado com capacidade para 100 alunos, mas que só tinha 50 matriculados. Outras possuíam a estrutura para um berçário, mas estavam desativadas. Então colocamos vagas para o preenchimento da capacidade total de cada estabelecimento e criamos novas unidades bem equipadas; mais que dobrando nosso número de matrículas”, explicou a coordenadora da Educação Infantil da Seduc.

A meta estabelecida no Plano Nacional de Educação 2011-2020 é de que 50% das crianças entre 0 e 3 anos de idade estejam matriculadas em creches até 2020 e 100% das crianças entre 4 e 5 anos em pré-escolas até 2016. De acordo com Ribeiro, na capital 36% das crianças entre 0 e 3 anos estão em creches e já 86% das entre 4 e 5 anos estão em pré-escolas. “Estamos combatendo o déficit que havia e acreditamos que conseguiremos cumprir as metas estabelecidas”, afirmou, revelando que não possui especificamente em quanto está o déficit de João Pessoa hoje quanto às crianças matriculadas nessas faixas etárias nem de qual a diminuição do déficit.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp