VIDA URBANA
Enfermeira do Hospital Clementino Fraga é 1ª vacinada contra a Covid-19 na PB
A distribuição das doses da vacina também foi iniciada, via terrestre e através de aeronaves.
Publicado em 19/01/2021 às 7:56 | Atualizado em 20/01/2021 às 8:09
A enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia, 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 na Paraíba, nesta terça-feira (19). Ela é enfermeira há 17 anos, hipertensa, atualmente ela trabalha na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. Ela foi vacinada em uma solenidade na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para dar início à imunização no estado.
Marineide disse que se sentiu lisonjeada e emocionada em ter sido convidada para ser a primeira pessoa imunizada, após ter enfrentado tantos desafios ao longo da pandemia. "Não foi fácil a situação que vivemos no início, vendo tantas vidas ceifadas e pensando no amanhã, que seria um de nós. Quantos amigos, quantos médicos que perdemos?", lembrou, destacando, ainda, que "a vacina chegou, não vai ser suficiente para todos. Lembrem-se que a pandemia não acabou e todos devem seguir as recomendações da vigilância sanitária", completou.
Esse é um momento de grande alegria e emoção para todos nós. A enfermeira Marineide Gouveia, do Clemente Fraga, é a primeira paraibana vacinada na Paraíba! 🙏🏼🙏🏼 pic.twitter.com/Z4RQOPedxP
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) January 19, 2021
No evento, o indígena Genildo Avelar, 44 anos, também foi vacinado com a coronavac. Hipertenso e diabético, ele é índio potiguara da Aldeia Carneira de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba. Tanto o índio quanto a enfermeira foram vacinados pela enfermeira do Núcleo de Imunização do Estado da Paraíba, Keila Campos, que tem mais de 23 anos de atuação na saúde.
O governador João Azevêdo (Cidadania) destacou a necessidade de vacinar para assegurar o maior número de pessoas imunizadas no estado. "Vamos dar uma trégua a esse pessoal que está na linha de frente da batalha contra a covid-19. A vacina salva", declarou, na abertura do evento.
Distribuição
Logo após a vacinação simbólica, João Azevêdo acompanhou o início da distribuição das 114,8 mil doses da vacina com os municípios paraibanos, que será feita de acordo com o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde.
As doses da vacina chegaram no Aeroporto Castro Pinto na noite desta segunda-feira (18), após atraso. Cada cidade vai receber uma quantidade de doses proporcional ao número de pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Esses dados ainda não foram divulgados pela SES.
Alguns serão transportados via terrestre, mas algumas doses também serão enviadas através de aeronaves. "Vamos utilizar toda estrutura que montamos, a exemplo de 11 veículos refrigerados e as aeronaves do Governo do Estado e, em parceria com a Secretaria de Segurança, faremos o traslado e armazenamento dos imunizantes", comentou o governador João Azevêdo.
A secretaria informou que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde irão contemplar 54.689 paraibanos, o que corresponde a apenas 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), além de indígenas e quilombolas que vivem em áreas demarcadas (10.432), pessoas idosas em instituições (1.212) e pessoas com deficiência que estejam em instituições de longa permanência (120). Estes são os grupos prioritários desta primeira etapa da vacinação.
Comentários