VIDA URBANA
Hospital lança hoje campanha de prevenção de queimaduras
Campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do cuidado com os fogos e fogueiras.
Publicado em 02/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:04
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, inicia hoje a 13ª Campanha de Prevenção de Queimaduras. A abertura do evento acontece às 10h, no auditório da instituição. As atividades pretendem alertar sobre os acidentes no período junino. Em 2014, cerca de 1.400 casos foram atendidos na Unidade de Tratamentos de Queimados (UTQ) do hospital.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem da UTQ, Desirée Mazecco, a campanha tem como slogan “Marcas que Ficam para Sempre” e visa orientar e sensibilizar todos os colaboradores da unidade, além da população sobre a necessidade do cuidado com os fogos, fogueiras e tudo o que apresenta risco de queimaduras.
“As ações vão acontecer dentro e fora do hospital e representam um esforço do governo do Estado e da Cruz Vermelha Brasileira como medida preventiva desse tipo de ocorrência que, quando não mata, causa danos irreversíveis à saúde das vítimas”, declarou.
Ela lembrou que a queimadura é um dos acidentes domésticos mais frequentes e comuns entre a população e tem como agente causal os vapores quentes, fogo, brasa, energia elétrica, entre outros. “Saber diferenciar os tipos de queimaduras é muito importante para o atendimento correto, pois classificam-se de acordo com as lesões causadas, como as de 1º, 2º e 3º graus”, disse.
A coordenadora acrescentou que as de 1º grau atingem apenas as camadas superficiais da pele (epiderme), apresentando vermelhidão, dor, entre outros. Já as de 2º grau atingem as camadas mais profundas (derme) apresentando bolhas no local, dor, entre outros. Por fim, as queimaduras de 3º grau ocasionam lesões em toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos como os músculos.
Comentários