VIDA URBANA
Imprudência e álcool
Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) estima que a maioria dos acidentes que acontece no Estado estão relacionados a motociclistas.
Publicado em 26/08/2012 às 8:00
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) estima que a maioria dos acidentes que acontece no Estado estão relacionados a motociclistas. E a preocupação com a imprudência dos condutores faz com que a Divisão de Educação para o Trânsito do órgão trabalhe de forma permanente com atividades e campanhas de orientação à população. Uma delas é a Semana Nacional de Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 do próximo mês.
De 2011 a 2020, a campanha estará inserida na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito, com o tema: “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, que pretende reduzir o número de acidentes no Brasil em até 50% até 2020. Em todo o País, dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas de acidentes no trânsito. De acordo com o superintendente do Detran na Paraíba, Ricardo Carvalho, a maioria dos acidentes de trânsito acontece por imprudência, excesso de velocidade ou consumo de álcool antes de dirigir.
“A mistura de álcool e direção tem sido alvo constante de campanhas educativas realizadas nos últimos anos, chamando a atenção da sociedade para uma reflexão sobre os riscos de acidente”. Segundo ele, o Estado está em fase de elaboração para a promoção de uma campanha educativa referente à Lei Seca. Ele explicou que o Detran tem investido parte dos recursos arrecadados com taxas de serviço e multas de trânsito em campanhas educativas e na formação dos condutores.
STTP
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), em Campina Grande, também realiza ações voltadas à educação através de palestras em empresas da região. Segundo a coordenadora do setor, Maria de Fátima Rodrigues, a solicitação pode se feita por qualquer empresa, através de um ofício enviado à STTP. “Nossas ações são voltadas à educação, mas também informamos sobre outros assuntos relacionados, como as consequências da imprudência”, disse. Este ano, quatro empresas receberam a equipe da STTP.
Comentários