icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

JP e CG estão entre as 100 melhores cidades para trabalhar

Estudo da FGV mostra Capital como a 5ª do Nordeste e CG como destaque do interior no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para fazer carreira.

Publicado em 15/07/2009 às 9:00

Karoline Zilah

A cidade de João Pessoa é a 34ª melhor do país para construir uma carreira e Campina Grande é a melhor do interior nordestino dentro de um ranking produzido a partir de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em reportagem especial da revista Você S/A.

O levantamento “As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira”, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da FGV, avaliou os 5.564 municípios brasileiros com base em três indicadores: educação, o PIB municipal divulgado pelo IBGE em 2006 e a infraestrutura dos serviços de saúde.

Leia a reportagem completa da revista Você S/A.

Veja o desempenho da região Nordeste.

Confira o ranking completo abaixo.

Dentro de uma lista apenas com cidades do Nordeste, João Pessoa é a quinta cidade nordestina melhor posicionada, perdendo para Recife, Salvador, Fortaleza e Natal. Já Campina Grande lidera o pódio no que diz respeito aos municípios do interior da região. Atrás dela está Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O estudo mostra a força das cidades de médio porte, que têm criado boas alternativas de carreira para profissionais qualificados. O item “educação” é o que tem maior peso na avaliação e considera o número de indivíduos com formação acadêmica, as vagas disponíveis na rede pública, a qualidade do ensino e o número de cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Mas no caso do Nordeste, a região obteve um desempenho melhor do que o Sul graças ao consumo no comércio varejista. Segundo a revista Você S/A, a ascensão econômica das pessoas para a classe C está fazendo a economia local crescer. Somente em 2008, a população nordestina consumiu R$ 317 bilhões, gerando uma movimentação também no mercado de trabalho.

Em termos nacionais, a cidade São Paulo se manteve em primeiro lugar no ranking geral pelo oitavo ano consecutivo. O estado de São Paulo é o que tem mais municípios na lista.

As melhores cidades no Nordeste

1° Recife (PE)
2° Salvador (BA)
3° Fortaleza (CE)
4° Natal (RN)
5° João Pessoa (PB)
6° São Luiz (MA)
7° Aracaju (SE)
8° Teresina (PI)
9° Maceió (AL)
10° Campina Grande (PB)
11° Mossoró (RN)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp