VIDA URBANA
Prefeitura de Campina Grande autoriza uso coletivo de piscinas na cidade
Piscinas de condomínios e clubes podem ser utilizadas por várias pessoas a partir deste sábado (19).
Publicado em 19/09/2020 às 14:46 | Atualizado em 19/09/2020 às 16:54
A Prefeitura de Campina Grande liberou neste sábado (19) o uso coletivo de piscinas na cidade. A medida foi autorizada em uma nota técnica da Secretaria de Saúde do município, e deve acontecer em conformidade com um protocolo elaborado pela Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa).
O protocolo desenvolvido pela Gevisa para reativação de espaços com piscinas em condomínios e clubes considera pesquisas cujos resultados mostraram que o uso compartilhado de reservatórios não favorece por si só a transmissão do novo coronavírus.
"O tratamento correto da água é suficiente para inativar o vírus. O que favorece a transmissão é o contato com outras pessoas que possam estar infectadas, então é necessário seguir as regras de distanciamento também dentro da piscina e o uso de máscaras na parte externa", explicou a Gerente da Gevisa, Betânia Araújo.
Entre as principais medidas estabelecidas pela prefeitura para o funcionamento dos espaços com piscina, estão:
- Passar por desinfecção prévia;
- Disponibilizar pias com água corrente e sabão;
- Disponibilizar álcool a 70%;
- Higienizar locais como maçaneta e corrimão a cada duas horas;
- Promover ventilação do lugar;
- Evitar uso de aparelhos de ar-condicionado;
- Reduzir o fluxo à capacidade de 50%;
- Não permitir o compartilhamento de objetos de uso pessoal;
- Não permitir a utilização de celulares na área da piscina;
- Permitir a entrada de pessoas sem máscaras apenas dentro das piscinas;
A realização de atividades físicas e de lazer nas piscinas, como forma de prevenção a doenças e de promoção ao bem estar, também foram consideradas para reabertura dos locais, ainda de acordo com a prefeitura.
"Realizamos um criterioso estudo e abordamos quase a totalidade de situações na nossa nota técnica indicando tudo o que os estabelecimentos e os usuários precisam cumprir. Cabe a todos utilizar de forma segura estes espaços, obedecendo as orientações, e nós vamos fiscalizar", finalizou Betânia.
Comentários