VIDA URBANA
Seminário abre primeiro dia da Ruraltur na Capital
Além da Feira Regional de Turismo do Nordeste, no Hotel Tambaú, outros eventos acontecem, na Capital, até o domingo (5).
Publicado em 01/09/2010 às 18:40
Da Redação
Com Assessoria do Sebrae
Consolidado como evento segmentado e único na região, a 6ª edição da Feira Regional de Turismo Rural do Nordeste (Ruraltur) será aberta ao público nesta quinta-feira (2), às 16h, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, com abertura oficial às 19h. Em paralelo, e também com abrangência regional, será aberto ainda o 1° Seminário Nordeste de Turismo Rural.
Com apoio do Governo do Estado, o evento é uma realização do Sebrae Paraíba e acontece de 2 a 4 de setembro, contando com a participação de seis estados da Região.
Na programação do seminário, que tem início às 14h, a diretora da operadora Brasil Rural de São Paulo, Andréia Roque, ministra a palestra sobre “A Economia da Experiência no Turismo Rural”. No 5º Salão de Turismo Nacional, a operadora ofereceu o roteiro “Paraíba Rural: a identidade de um povo”, que abrange as regiões do Brejo, Cariri e Agreste. Na sequência, o consultor de Mercado, Steven Albuquerque, expõe as impressões dos turistas sobre uma das opções mais comentadas no setor: “Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar: PB, PE e AL”, comercializado também no último Salão do Turismo.
“Na edição de 2010, percebemos um interesse mais forte de outros estados da Região pela temática, por isso resolvemos ampliar o local, saindo do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae para área do Hotel Tambaú, nos aproximando, inclusive, do turista diretamente da orla. A Feira é aberta ao público gratuitamente e será uma boa oportunidade para quem quer fazer negócios e conhecer a diversidade cultural da região. Além de promover o turismo da região Nordeste, a Ruraltur possibilita a comercialização de roteiros turísticos dos segmentos de ecoturismo, rural, aventura e cultural”, explica Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB, ao acrescentar que cinco eventos de turismo acontecem, paralelamente, na Capital até o próximo domingo (5).
Ao longo dos últimos seis anos, o evento se transformou em uma vitrine de negócios turísticos da região para o setor rural, com impactos econômicos também na zona urbana. Todos os 44 estandes da 6ª Ruraltur já foram comercializados, abrangendo expositores de cerca de seis estados do Nordeste. A exposição da 6ª Ruraltur foi montada na área externa do hotel Tambaú. Inspirada na cultura nordestina, a ornamentação explora as texturas das fibras naturais e as cores dos retalhos em mais de 1.000m² de estrutura.
Paralelamente à Ruraltur acontecem ainda a 6ª Rodada de Negócios e o 1° Salão Classe A do Turismo, ambos na próxima sexta-feira (3), sendo que o salão acontece na Estação Ciência, no Cabo Branco. Além de roteiros, gastronomia regional e serviços de entidades como o Banco do Nordeste (BNB), Senar, hotéis e spas rurais, Abratur e PBTur estarão presentes. Entre os diversos destaques, está o estande da Cachaça Paraibana que irá oferecer drinks e coquetéis a base da bebida.
Comentários