CULTURA
Audiência pública marca abertura do Encontro Nacional de Forrozeiros
Conversão do forró como patrimônio imaterial do país será debatido esta semana em João Pessoa.
Publicado em 20/11/2017 às 10:17 | Atualizado em 20/11/2017 às 16:32
Uma audiência pública para discutir o forró como patrimônio imaterial do país marcou o início do I Encontro Nacional de Forrozeiros, na manhã desta segunda-feira (20). Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, o evento foi realizado na sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.
Responsável pelo encaminhamento do pedido de promoção da audiência púbica na cidade João Pessoa como parte do evento, a senadora Fátima Bezerra (PT), que é paraibana, defendeu a união dos parlamentares do Congresso Nacional para aprovação de um projeto de lei que torne o forró patrimônio imaterial em todo o país. "Com esse passo vamos ter condições de cobrar de maneira mais efetiva políticas públicas voltadas exatamente para esta área", comentou.
Para a senadora, o forró tem um importante papel no desenvolvimento da região Nordeste e do país, na medida em que é responsável por milhares de empregos que vão além da sazonalidade dos festejos juninos. "O forró está presente no cotidiano da sociedade. Neste sentido, avançar na construção da sua salvaguarda, significa lançar um ponto de partida para fomento de políticas públicas para este setor da cultura brasileira', pregou.
O evento, chamado de II Fórum Nacional de Forró de Raiz, contou com a presença de parlamentares e artistas que tentam buscar mecanismos para proteger uma dos principal ícones da cultura nordestina, além da presença da vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), que representou o governo do estado. "As pessoas tem que sentir que o forró é seu tem que ser valorizado. A lei ajuda a colocar nas escolas, a mostrar a importância, as pessoas começam a ver mais e gostar mais e essa junção pode favorecer o nosso forró", defendeu.
Programação
O I Encontro Nacional de Forrozeiros deverá ser aberto oficial à noite, em uma solenidade realizada na sala de Concertos Maestro José Siqueira. Ao longo do evento, que segue até a sexta-feira (24), serão realizadas mesas-redondas, palestras e rodas de conversas, além de mais de 40 apresentações de forró.
As apresentações, chamadas de “shows-manifestos”, vão acontecer na noites dos dias 21 e 22 de novembro, na Praça do Povo do Espaço Cultural. Dentre os nomes confirmados estão os de Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon.
Já as mesas-redondas, palestras e rodas de conversa vão trazer temas estéticos e de produção cultural do forró. As inscrições para são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Na página, também pode ser consultada a programação completa de shows e outras atividades.
O Encontro Nacional de Forrozeiros é iniciativa do Fórum Nacional do Forró de Raiz, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – Nuplar/Coep/PRAC/UFPB.
Comentários