CULTURA
Professor e artista plástico Chico Pereira toma posse na APL
Francisco Pereira irá ocupar a Cadeira 15, cujo patrono é Eugênio Toscano de Brito.
Publicado em 12/08/2016 às 7:00
O professor e artista plástico Francisco Pereira da Silva Júnior, conhecido como Chico Pereira, toma posse como imortal na Academia Paraibana de Letras em uma solenidade realizada nesta sexta-feira (12). Francisco Pereira irá ocupar a Cadeira 15, cujo patrono é Eugênio Toscano de Brito, após o falecimento de Paulo Gustavo Galvão.
Chico Pereira nasceu em 1944, na cidade de Campina Grande. Ele começou a participar de movimentos culturais do Estado a partir da década de 60 e completou os estudos básicos na Escola de Artes de Campina Grande. Em 1966 ele cria, em conjunto com Eladio Barbosa e Anacleto Eloi (funcionário do Banco do Brasil, depois artista plástico em Pernambuco), o chamado 'Grupo 3'.
Artista Plástico, Pereira já expôs na XVI Bienal Internacional de São Paulo e Bienal Internacional de Valparaíso (Chile, 1986) e na I Salão MAM-Bahia (Salvador, 1994), dentre outras. Já foi Diretor do Museu de Arte Assis Chateaubriand-MAAC (Campina Grande, 1969-74), fundador e coordenador do Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB, dentre outras funções.
Seus livros publicados tratam principalmente sobre História da Arte, semiótica e artes gráficas. Em 2011, publicou Paraíba: memória cultural, no qual traça um panorama do desenvolvimento histórico-cultural do Estado. Atualmente, ocupa o cargo de pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Comentários