CULTURA
Reggae em equilíbrio
Com quase 15 anos de carreira, grupo Ponto de Equilíbrio lança seu primeiro DVD.
Publicado em 22/12/2013 às 8:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 14:36
Prestes a fazer 15 anos de carreira, o grupo de reggae carioca Ponto de Equilíbrio faz, enfim, sua estreia em DVD.
Gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em junho do ano passado, Juntos Somos Fortes (independente, R$ 30,00) registra a performance do grupo para músicas dos três discos lançados pela banda.
De quebra, o show conta com a inédita ‘Estar com você’ e as participações do rapper Marcelo D2 (na música ‘Malandragem às avessas’) e Lauro Farias, do Cidade Negra (que canta em ‘Soul rebel).
Confira, a seguir, a entrevista que o JORNAL DA PARAÍBA fez com o guitarrista Márcio Sampaio.
ENTERVISTA
- JP- Esse é o primeiro DVD da banda, que já está na estrada há 14 anos. Como é lançar um DVD depois de tanto tempo e por que só lançá-lo agora?
- MÁRCIO SAMPAIO - Está sendo muito bom, um sonho concretizado. Há muito tempo nosso público vem pedindo um DVD da banda, mas para realizar este projeto, foi preciso muito planejamento e um grande investimento. Somos uma banda 100% independente e para gravar um DVD com a qualidade que queríamos, e que nosso público merece, não foi fácil.
- JP - O DVD contou com as participações de Marcelo D2 e de Lauro Farias. Como foi trabalhar com esses músicos?
- MS - Foi excelente. Além de grandes músicos, são grandes amigos, o que tornou tudo muito verdadeiro e prazeroso.
- JP - Nesse show vocês gravaram grandes sucessos da banda e lançaram a música ‘Estar com você’. Fala um pouco dessa composição e faz um balanço do repertório, por favor.
- MS - Esta canção é uma música de amor que foi composta por mim e Hélio Bentes e foi incorporada ao repertório que incluiu as "melhores" canções de cada um de nossos três álbuns.
- JP - Hoje em dia não existe estilo musical puro. Mas vocês consideram O Ponto de Equilíbrio puramente reggae? Escuto no som de vocês algumas influências de ritmos tipicamente brasileiros, como samba, o maracatu...
- MS - Exatamente! Não dá para se prender a um rótulo e ficar escravo dele. Fazemos música e tudo que gostamos e ouvimos é incorporado às nossas músicas. Claro que o reggae é o nosso principal ritmo, mas somos brasileiros e nascemos ouvindo samba, maracatu, jongo e etc...
- JP - As músicas, geralmente, falam da filosofia rasta. Explica um pouco sobre essa ideologia, que norteia a reggae music.
- MS - A ideologia rasta tem muitas e muitas vertentes. Nós nos espelhamos nessa filosofia para buscar uma vida mais harmoniosa e tranqüila. O grande ensinamento é o amor fraternal e universal. Pode parecer utópico e até um pouco "clichê", mas é exatamente o que o mundo precisa: mais amor!
- JP - O nome Ponto de Equilíbrio tem a ver com essa filosofia?
- MS - Sim. Para conseguirmos atingir este amor universal, precisamos buscar nosso equilíbrio, o equilíbrio entre as coisas, entre todos nós.
- JP - O que vocês acham do reggae no cenário da música nacional? Acham que se adequou ao mercado, à cultura e aos ritmos do Brasil?
- MS - É um cenário forte, mesmo não tendo tanta exposição como outros ritmos. Nós temos uma média de 8 a 10 shows por mês por todo o Brasil e observamos o crescimento do gênero a cada dia. Nossa página do Facebook tem mais de 1 milhão de seguidores, o que mostra a força do Reggae e do Ponto. Esperamos que isso cresça cada vez mais e traga mais renovação para a música.
Comentários