SILVIO OSIAS
Lula presidente, Alckmin vice. Pode ser uma boa para 2022
Publicado em 09/11/2021 às 5:57
Lula Inácio Lula da Silva para presidente, Geraldo Alckmin para vice (Fotos/Reprodução Instagram). Essa chapa pode ser uma boa para a eleição de 2022. Você não acha? Eu acho.
O assunto está em pauta desde a semana passada entre colunistas e editores de política. De mais concreto, claro que, por enquanto, não existe nada. São somente ensaios típicos desse período que antecede uma eleição.
Mas acredito que seria bom para o Brasil. O PT e o PSDB brigam desde sempre, mas, no fundo, não adotam políticas econômicas tão distintas nem têm pelos que necessitam de ações sociais o desprezo que Bolsonaro ostenta.
Alckmin como vice tiraria parte do estigma (equivocado) de que Lula é um político radical. E, certamente, reduziria o sentimento que impediu tanta gente de votar no PT em 2018, optando por Bolsonaro ou pelo voto nulo.
Alckmin como vice daria ao país a garantia de que teríamos a postos um político experiente e equilibrado no caso de um impedimento (não impeachment!) de Lula, que já se aproxima dos 80 anos e tem a saúde frágil.
Para ser vice de Lula, o ex-governador de São Paulo deixaria o PSDB. Poderia ir, por exemplo, para o PSB. Sem se aproximar do centro (até da centro direita), Lula pode até ganhar, mas terá muitas dificuldades para governar.
Para 2022, o Brasil precisa de uma conciliação que a chapa Lula/Alckmin traria. É bom lembrar que Lula chegou a presidente tendo um grande empresário - José Alencar - como vice. O Brasil necessita dessas soluções.
Comentários