ECONOMIA
Atendimento presencial e Canais do INSS são retomados após 5 dias suspenso
Tanto o atendimento presencial quanto a Central Telefônica e o Meu INSS voltaram a funcionar nesta segunda-feira (2).
Publicado em 02/02/2026 às 15:48

O atendimento presencial e remoto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomado nesta segunda-feira (2). Dos canais remotos, o simulador de aposentadoria será o único a voltar a funcionar apenas na quarta-feira (4).
LEIA TAMBÉM:
- Governador anuncia reajuste salarial de 10% para servidores estaduais da PB
- Fim da baliza: manobra deixa de ser obrigatória para tirar a CNH na Paraíba
Todos os serviços estavam suspensos desde a última quarta-feira (28), por conta de melhorias programadas para os sistemas previdenciários. A Dataprev foi a empresa responsável por essas melhorias, que tinham como o objetivo tornar os serviços do INSS mais seguros e eficientes.
É esperado que com esse serviço o Ministério da Previdência reduza o tempo de processamento da folha de pagamento, passando de 96 horas para 48.
Entretanto, o Ministério alerta que como nesta segunda é o primeiro dia de atendimento, os serviços podem apresentar lentidão, em especial aqueles que precisam de biometria. Caso aconteça alguma falha durante o processo, o beneficiário poderá tentar acessar o serviço fora do horário comercial, já que essas funcionalidades ficam disponíveis 24 horas.
Instabilidades no sistema
As melhorias no sistema foram incentivadas por instabilidades no aplicativo Meu INSS. Durante o mês de janeiro, o aplicativo Meu INSS apresentou um pico de 10 milhões de acessos por dois dias consecutivos.
O aumento significativo nos acessos causou problemas no funcionamento do aplicativo, que ficou 3 dias seguidos fora do ar.
Mutirões de atendimento
Com o objetivo de reduzir os impactos causados pela suspensão dos serviços, o INSS realizou mutirões de atendimento no último final de semana, nos dias 24 e 25 de janeiro. O atendimento foi direcionado para os beneficiários que tinham agendamentos para o período de manutenção.
O órgão também informou que os beneficiários que preferem o atendimento em dia útil poderão ter seu agendamento reencaixado na semana seguinte.
*Com informações da Agência Brasil

Comentários