MERCADO EM MOVIMENTO
Dia da cerveja: pesquisa aponta marcas mais lembradas pelos brasileiros
Estudo feito na plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex mostra as 30 marcas de cerveja mais citadas nas redes sociais e em veículos de comunicação
Publicado em 05/08/2022 às 16:00
Desde de 2007, na primeira sexta-feira de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. A data foi criada nos Estados Unidos, em um bar em Santa Cruz (CA). Hoje, esse dia é lembrado em mais 50 países pelo mundo. Para celebrar a data, a Cortex, empresa líder em Big Data e Inteligência Artificial na América Latina, criou um ranking, com um índice de 0 a 4, que mostra as marcas de cerveja mais lembradas pelos brasileiros.
Em primeiro lugar, com um índice de lembrança de 3,56 está a brasileira Brahma, que também acumula o título de marca de cerveja mais vendida no Brasil, com 17,6% de fatia do mercado. A Brahma, segundo o estudo BrandZ Brasil 2021/22, elaborado pela Kantar, é a segunda marca mais valiosa do país, perdendo apenas para o Itaú.
Já na vice-liderança está a holandesa Heineken, com índice de lembrança de 1,89. Principal competidora da Ambev e segunda maior cervejaria do mundo, a marca tem ganhado espaço no mercado brasileiro.
Na terceira colocação do ranking está a americana Budweiser, com uma lembrança de 0,71. Em seguida, aparece a holandesa Amstel, que faz parte do grupo Heineken desde 1968.
A Antarctica, que, assim como a Heineken e a Budweiser, também pertence à Ambev, está em quinto lugar, com um índice de lembrança de 0,53.
Confira o ranking
- Brahma
- Heineken
- Busweiser
- Amstel
- Antarctica
- Kaiser
- Devassa
- Skol
- Eisenbahn
- Bavária
- Stella Artois
- Corona
- Bohemia
- Quilmes
- Itaipava
- Dado Bier
- Schin
- Baden Baden
- Becks
- Primus
- Bamberg
- Colorado
- Caracu
- Patagonia
- Polar
- Dogma
- Klein
- Serrana
- Ampolis
- Crystal
Metodologia
Durante o primeiro semestre de 2022, a Cortex monitorou as marcas de cerveja mais lembradas pelos brasileiros, criando um índice de 0 a 4. Para isso, analisou as menções realizadas por 70 veículos de imprensa digitais de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa.
Sobre a Cortex
A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma parte de dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno das ações, comparação com concorrentes e reputação segmentada por assuntos estratégicos. A solução é a única capaz de monitorar tendências de mídia, bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.
Comentários