icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Terceira idade na mira das marcas

Cada vez mais ativos, exigentes e conectados, os idosos representam uma oportunidade valiosa para o mercado de consumo.

Publicado em 07/10/2020 às 9:04 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:34

A população brasileira corresponde a mais de 200 milhões de pessoas, sendo 28 milhões de idosos, o que corresponde a 13% da população do total, de acordo com dados do IBGE. O Instituto prevê que, em 2030, a população seja composta de mais de  32,5 milhões de pessoas idosas, o que tem atraído a atenção das marcas.

Cada vez mais ativos, exigentes e conectados, os idosos representam uma oportunidade valiosa para o mercado de consumo, chamando a atenção de empresas de diversas categorias, como vestuário, alimentação, turismo, cursos, soluções de adaptação, produtos de beleza e higiene pessoal e aulas de idiomas e intercâmbio.


				
					Terceira idade na mira das marcas
Idosos estão cada vez mais conectados. Foto: Georg Arthur Pflueger / Unsplash.

Pensando nisso, empresa de estratégia e inteligência digital, ZAHG, lançou dois estudos: “A Terceira Idade na Era Digital” e “Os Idosos, a Pandemia e a Inclusão Digital”, que abordam, respectivamente, o consumo desse público por meio da tecnologia e o que a pandemia mudou na vida desses consumidores.

O primeiro analisou os desejos e necessidades destes consumidores antes da pandemia e indicou que já havia um aumento do hábito de buscar  e comprar produtos online.  No entanto, 72% dos entrevistados achavam que as lojas não estavam preparadas para lidar com a longevidade. Além disso, mais da metade (52%)  afirmaram ter dificuldade em encontrar produtos e 40% concordaram que faltam produtos e serviços para sua idade.

O segundo estudo apontou que, com o isolamento social, os consumidores mais velhos se viram na necessidade de aprender a lidar com as novas tecnologias, o que fez com que o consumo online se tornasse uma atividade recorrente. Além disso, para se aproximarem de suas famílias e amigos, eles passaram a aceitar as novas formas de comunicação por meio de grupos de chamadas dos aplicativos de mensagens instantâneas, plataformas de vídeo conferências, entre outros.

As pesquisas desenham um cenário  de grandes oportunidades para as marcas. Mas, para isso, é necessário que as empresas invistam na inclusão digital desses consumidores, criando uma comunicação e oferecendo produtos ou serviços mais direcionados, além de apostar em plataformas “user-friendly”, com linguagem adequada, design e interface intuitivos.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp