icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Micro e pequenas empresas geram mais de 5 mil empregos na Paraíba

Segundo Sebrae, setor foi responsável por 55,2% das vagas geradas em setembro.

Publicado em 30/10/2018 às 11:16 | Atualizado em 30/10/2018 às 15:14


                                        
                                            Micro e pequenas empresas geram mais de 5 mil empregos na Paraíba
Kleide_Teixeira

Mesmo com a crise econômica ainda batendo à porta dos paraibanos, os pequenos negócios surpreenderam positivamente o mercado com a geração de empregos em 2018. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 55,2% dos 2.083 empregos gerados na Paraíba durante o mês de setembro, que correspondem a 1.151 vagas, vieram das micro e pequenas empresas (MPEs). Os demais foram gerados pelas médias e grandes empresas (920 vagas) e pela administração pública (12 vagas).

Outro dado positivo da pesquisa revela que no acumulado de 2018, entre janeiro e setembro, mais que quadruplicou o número de empregos formais gerados pelas MPEs no estado em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e setembro de 2017, esse número era de 1.079 vagas, enquanto que no mesmo período deste ano subiu para 5.096 postos de trabalho.

Nestes nove primeiros meses de 2018, ainda conforme a pesquisa, o destaque na geração de vagas de emprego foi para as MPEs paraibanas que atuam no setor de serviços (3.329 postos), na agropecuária (738 postos) e no comércio (630 postos).

Saldo negativo

Na contramão deste cenário, as médias e grandes empresas do estado seguem acumulando saldo negativo na geração de postos de trabalho formal em 2018, apesar do bom resultado obtido no mês passado. Segundo a pesquisa, entre janeiro e setembro de 2017, o saldo negativo era de 4.383 vagas, enquanto que no mesmo período deste ano ele chegou a 129 vagas.

Para este segmento, as maiores perdas de postos de trabalho com carteira assinada, também entre janeiro e setembro de 2018, foram na indústria de transformação, com saldo negativo de 506 vagas, e no setor da construção, que perdeu 422 postos. Já o setor de serviços gerou 806 vagas, seguido pelo da agropecuária, com 164 vagas, contribuindo para evitar que o saldo negativo das médias e grandes empresas neste período fosse ainda maior.

De acordo com a gerente de Estratégia do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados da pesquisa são bastante positivos, uma vez que demonstram, ao mesmo tempo, a força que os pequenos negócios têm na economia e a recuperação de vagas de emprego no mercado.

“As pesquisas confirmam, mês após mês, a importância dos pequenos negócios na geração de empregos na Paraíba. Por essa razão, é importante ressaltar que é salutar, nesse momento, o fortalecimento do empreendedorismo para alavancagem de nossa economia”, pontuou.

Geração de Empregos na Paraíba – Setembro/ 2018

SEGMENTOEMPREGOS GERADOS
Micro e pequenas empresas (MPEs)1.151
Médias e grandes empresas (MGEs)920
Administração pública12
Total2.083

Saldo de empregos na Paraíba – Janeiro a setembro

SEGMENTOJANEIRO A SETEMBRO/ 2017JANEIRO A SETEMBRO/ 2018
Micro e pequenas empresas (MPEs)1.0795.096
Médias e grandes empresas (MGEs)- 4.383- 129
Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp