ECONOMIA
Pesquisa aponta que 58,7% dos donos de pequenos negócios na PB ingressaram no ensino superior
Dados apontam que empreendedores com mais estudo têm rendimento acima de dois salários mínimos.
Publicado em 26/10/2025 às 8:52

A Paraíba está entre os três estados do país com maior proporção de donos de pequenos negócios que chegaram ao ensino superior. Segundo levantamento divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 58,7% dos donos de pequenos negócios do estado iniciaram o ensino superior, percentual acima da média do país, que é de 53,5%.
O estudo foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), referentes ao período de 2012 a 2024.
O levantamento ainda mostra que 29% dos empreendedores paraibanos concluíram o ensino médio, enquanto 12,4% não terminaram essa etapa.
LEIA TAMBÉM:
No ranking nacional, apenas o Rio de Janeiro e o Distrito Federal apresentam proporções maiores de empreendedores com ensino superior incompleto ou mais, com 62,8% e 61,2%, respectivamente.
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae na Paraíba, Humara Medeiros, destacou que a formação acadêmica pode impulsionar os resultados dos empreendedores.
“Existe realmente uma necessidade de qualificação constante e o mercado exige essa condição cada vez mais para que os empreendedores estejam preparados para os desafios. [...] Quando existe esse conhecimento acadêmico os resultados podem ser ainda melhores”, disse.
O estudo também aponta que o nível de escolaridade tem relação direta com o rendimento. Empreendedores com ensino superior incompleto ou mais ganham, em média, acima de dois salários mínimos.
Já quem possui ensino médio completo está concentrado entre meio salário e dois salários, enquanto aqueles com ensino fundamental incompleto têm renda de até meio salário.

Comentários