icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Menino de 12 anos publica livros infantis e diz ter amor pela leitura inspirado pela mãe

João Miguel, autor de três livros infantis, aprendeu a ler aos quatro anos e desde então, já se tornou escritor e inspiração para outras crianças.

Publicado em 18/01/2026 às 8:10


				
					Menino de 12 anos publica livros infantis e diz ter amor pela leitura inspirado pela mãe
João Miguel, de 12 anos, é autor de três livros infantis. TV Paraíba/Reprodução

Com apenas doze anos de idade, João Miguel Marques, de Patos, Sertão paraibano, já tem três livros infantis publicados. Filho de professora, o menino credita à mãe o amor que sente pela escrita e leitura.

“O meu gosto pela escrita começou pela convivência com a minha mãe, que sempre foi uma leitora assídua e desde cedo me incentivou nesse universo. Aos quatro anos, eu aprendi a ler, mas antes disso era ela quem contava histórias para mim. Aí, como eu costumo dizer, eu leio desde a barriga da minha mãe", conta João Miguel.

LEIA TAMBÉM:

Alexandra Marques, mãe do menino e professora do ensino fundamental, explica que acredita que o exemplo dado pelos pais molda os hábitos dos filhos, e por isso sempre fez questão de tornar a leitura uma atividade constante no dia a dia familiar.

“Eu acredito muito no exemplo. Antes de pais, nós somos leitores e passamos esse legado para os meninos. A gente sempre se reúne aqui em casa, temos os nossos momentos de rodas de leitura, sempre organizo um piquenique literário para eles, para que a gente possa trocar essas ideias", diz Alexandra.

Livros infantis publicados inspiram outros jovens

O primeiro livro de João Miguel levou o título de “Pedro e o Leão”. A narrativa conta como as histórias de um menino que queria ser biólogo e de um leão com deficiência visual acabam se entrelaçando. Outros livros infantis escritos por ele são “Entre Rimas e Cordéis” e "Os Três Porquinhos Sertanejos".


				
					Menino de 12 anos publica livros infantis e diz ter amor pela leitura inspirado pela mãe
Livros infantis publicados por João Miguel. TV Paraíba/Reprodução

A mais recente entre as obras de João Miguel, sobre os três porquinhos, foi adotada como material didático pela professora Juciane Araújo, que costuma aplicar projetos de leitura em sala de aula.

“O livro de João Miguel foi um divisor de águas no meu trabalho. A partir do momento em que eu recebi de presente esse livro dele, eu me encantei com a história. É um livro que aborda o sertanejo, com palavras sertanejas, fala da culinária nordestina e passa valores para as crianças, como empatia, respeito”, falou Juciane.

O incentivo à leitura no dia a dia escolar já fez com que outros alunos fossem inspirados pelo amor aos livros. Clara Medeiros, de oito anos, leu a obra de João Miguel em sala e já afirma também querer se tornar uma escritora.


				
					Menino de 12 anos publica livros infantis e diz ter amor pela leitura inspirado pela mãe
Clara Medeiros, de oito anos, também quer ser autora de livros infantis. TV Paraíba/Reprodução

“Eu acho que eles [os livros] trazem vários ensinamentos para as pessoas e também são muito legais para as crianças. Eu fiquei com vontade de ler e escrever histórias", contou a menina.

A inspiração também tocou as pessoas de dentro da casa do menino. Maria Clara Marques, irmã mais velha de João Miguel, seguiu o exemplo do irmão para ter coragem de publicar seu primeiro livro, que leva o nome de “Peças de uma Amizade”.


				
					Menino de 12 anos publica livros infantis e diz ter amor pela leitura inspirado pela mãe
João Miguel ao lado da irmã Maria Clara, que também é fã de livros infantis. TV Paraíba/Reprodução

"Ver ele aos oito anos de idade publicar o primeiro livro e entrar para o mundo da literatura escrevendo as próprias histórias me motivou a realizar um sonho de infância. Eu sempre gostei muito de escrever, de registrar o meu dia a dia, e em 2024 eu consegui publicar meu primeiro livro ‘Peças de uma amizade’, inspirada na minha amizade com o meu melhor amigo autista", revelou a jovem.

Imagem

Mabel Pontes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp