MEIO AMBIENTE
Poluição no Rio do Cabelo preocupa moradores na Zona Sul de João Pessoa
Mau cheiro, espuma e mortes de peixes têm se tornado frequentes e levantam alerta ambiental.
Publicado em 14/11/2025 às 20:16

Mau cheiro, espuma e peixes mortos têm preocupado moradores que vivem nas proximidades do rio Cabelo, na Zona Sul de João Pessoa. O cenário, que se intensificou nos últimos dias, indica possível contaminação do curso d’água e tem provocado apreensão entre as famílias que dependem da região para atividades cotidianas.
De acordo com Cristina Crispim, especialista em ecologia, as características que têm se identificado na região podem ser motivadas pelo fato de, na área das nascentes, ter um complexo presidiário que joga todo seu esgoto no rio.
"Também, depois, tem uma região próxima a uma nascente que recebe todo o esgoto industrial e, no distrito industrial tem diversas empresas que a gente não sabe como fez esse tratamento", explica.
A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Seman-JP) informou à TV Cabo Branco que equipes técnicas já estiveram na região e identificaram o rompimento de um emissário ligado a uma estação elevatória situada em Mangabeira. O dano, segundo o órgão, pode ter contribuído para a degradação identificada no rio.
A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) também enviou equipes ao local e confirmou a complexidade da situação. De acordo com a companhia, será necessário desviar a tubulação para corrigir o problema. O serviço está em andamento, mas ainda não há prazo para conclusão.
Moradores das proximidades aguardam que as intervenções interrompam o despejo irregular e permitam a recuperação do rio.

Comentários