POLÍTICA
Do "ouro branco" à cidade que ensinou a Paraíba a ler
O algodão foi a principal riqueza da cidade de Cajazeiras.
Publicado em 22/04/2012 às 8:00
Por muito tempo, de 1870 até o início do século XX, o algodão foi a principal riqueza de Cajazeiras. Do algodão, chamado na época de 'ouro branco', também era extraído o óleo dos caroços, o qual era exportado para Campina Grande. A praga do bicudo, no entanto, devastou a produção do algodão. A partir daí, a educação se tornou fonte de renda, colocada até como vocação do município. Não foi à toa a frase de Alcides Carneiro 'Cajazeiras, cidade que ensinou a Paraíba a ler' se tornou imortal e difundida com exaustão pelos cajazeirenses.
Atualmente a cidade conta com quatro faculdades e 22 cursos, através dos quais vieram centenas de estudantes para a cidade, aumentando o número de domicílios alugados. O que deu subsídio para o crescimento do mercado imobiliário. Conforme o Censo de 2010, neste ano foram 4.871 imóveis locados. Um deles ocupado pela estudante Flávia Carreiro de Santana, 22.
Devido à dificuldade de ir e vir todos os dias de Pombal a Cajazeiras, decidiu morar na cidade para não ser prejudicada no curso de Serviço Social.
A presença dos estudantes anima os comerciantes da cidade.
Prova disso é que eles lamentam quando chega o período das férias. “Esse cenário se modifica durante as férias. Esperamos ansiosos pelo retorno das aulas e também que mais faculdades sejam instaladas no município”, comentou o comerciante Marcos Antônio Batista, 52, dono de uma das mais antigas padarias de Cajazeiras.
A chegada do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), no município de Cajazeiras, no ano de 1994, trouxe novas perspectivas aos jovens do Sertão. A cidade também abriga o campus V da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde funciona o Centro de Formação de Professores (CFP).
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas do 5° ano do ensino fundamental é de 3,3 e do 9° ano de 2,8. Notas que colocam o município abaixo das médias nacionais que é de 4,4 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 3,7 nos anos finais.
Comentários