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TECNOLOGIA

Ministério da Justiça cobra explicações a Uber e 99 sobre cancelamentos sucessivos de viagens

Empresas também terão que esclarecer preços considerados abusivos.

Publicado em 27/06/2022 às 18:04


                                        
                                            Ministério da Justiça cobra explicações a Uber e 99 sobre cancelamentos sucessivos de viagens
30/10/2017- Brasília - Motoristas de aplicativos de todo o Brasil fazem buzinaço em frente ao Congresso em protesto contra o projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte privado, como Uber e Cabify Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil. Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uber e 99 terão que se explicar sobre o cancelamento sucessivo de viagens à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão do governo também questiona sobre preços considerados abusivos. 

Segundo nota da Senacon, os motivos para os pedidos às empresas foram as demandas elevadas da população nos canais oficiais de atendimento ao consumidor, como Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Sistema Nacional de Informações e Defesa do Consumidor (Sindec), além do site consumidor.gov.br

Através desses canais, foram identificadas reclamações também sobre cobranças indevidas, dificuldades no reembolso e não prestação de serviços.

A Senacon também vai apurar a política de punições das empresas em relação a irregularidades cometidas pelos motoristas dos aplicativos e também sobre a funcionalidade dos canais de atendimento aos consumidores dos serviços de transporte. 

Uber e 99 terão até o dia 4 de julho para prestar os esclarecimentos.

Em nota, a Uber afirmou que irá responder todos os esclarecimentos solicitados pela Secretaria Nacional do Consumidor no prazo estabelecido pelo órgão.

"Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgam necessário. Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas", ressaltou a empresa.

A 99 ainda não se pronunciou sobre a cobrança da Senacon.

*Com informações do g1 

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Jornal da Paraíba

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