A paixão pelo cuscuz é unânime entre o povo nordestino. Ao longo do tempo, inclusive, o alimento ganhou diversas combinações e teve as possibilidades de preparo aprimoradas. Prova disso é a cuscuzeira drone, capaz de cozinhar várias porções da receita em uma única rodada.
Para começar, é preciso entender o funcionamento do utensílio, que pode ser confeccionado em alguns materiais, sendo o alumínio o mais comum entre eles.
A base da cuscuzeira drone é um recipiente redondo e maior onde fica armazenada a água, que ferve e se transforma em vapor para o cozimento dos flocos de milho, e também que serve de suporte para os “potes” menores em que o próprio cuscuz cozinha.
>>> Conheça a história do cuscuz
Como esses “potes” ficam distribuídos em cima da base, quem olha a panela por cima e também das laterais, vê um objeto semelhante a um drone, que é um veículo aéreo com controle remoto.
https://www.instagram.com/reel/CjMJdiVva5v/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
O item pode ser comprado em lojas físicas e também pela internet. O Jornal da Paraíba procurou o produto em João Pessoa, e o encontrou por um preço médio de R$ 60. No entanto, o valor pode variar de acordo com o vendedor, o meio e o material em que ele é produzido.
O utensílio é uma opção que oferece praticidade para as famílias com muitos membros que, sem ele, precisavam fazer uma porção por vez.
É o caso do influenciador digital Wecton Rivas, de 29 anos, do perfil “Meu País Ceará”. O jovem comprou o produto e gravou um vídeo mostrando como usou.
“Ela (a cuscuzeira) oferece a vantagem de todo mundo comer ao mesmo tempo o cuscuz quentinho, não precisar esperar fazer um por um. É ideal pra família grande”, explicou Wecton.
O vídeo publicado é o mais acessado no Instagram de Wecton e Talita Gomes desde a criação, há cinco anos, até hoje. Até a publicação desta notícia, foram quase 11 milhões de reproduções, mais de 460 mil curtidas e quase 10 mil comentários.
O amor pelo cuscuz é tanto, que nas redes sociais dele ainda tem tutoriais de como fazer cuscuz no pano de prato, no micro-ondas e até na panela de pressão.
Cuscuzeira drone também facilita trabalho para quem vende cuscuz
Por outro lado, a cuscuzeira drone também tem quebrado um galho para profissionais que trabalham na área de alimentação e vendem o cuscuz cozido.
Nesse caso, o utensílio serve “para agilizar o atendimento” e oferecer mais rapidez na entrega dos pedidos aos clientes, conforme explicou Elisete Batista, que é dona de uma loja que vende o produto em João Pessoa.
“Cuscuzeira é o utensílio que mais vende aqui. Aqui a gente vende cuscuzeira todo dia”, completou.
Outro item que costuma despertar curiosidade no estabelecimento da paraibana é a cuscuzeira gigante, tamanho 50. “As pessoas tiram foto e tudo”, concluiu.