compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo
Imagem destaque
home icon Home > cultura
CULTURA

Chico César celebra aniversário de 60 anos com novos projetos: 'me sinto livre'

Publicado em: 26/01/2024 às 6:00 Atualizada em 26/01/2024 às 8:51

Um dos grandes nomes da música brasileira, o paraibano Chico César comemora 60 anos de idade nesta sexta-feira, 26 de janeiro. A data é marcada pela expectativa para os novos projetos e pela reflexão do que já foi construído.

Nascido em Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, Chico César se consagrou um dos mais importantes e premiados artistas paraibanos. Em entrevista ao Jornal da Paraíba, ele falou sobre sua trajetória de vida e carreira.

Chico César 60 anos

Chico César diz que refletir sobre os 60 anos não é olhar para o passado e futuro, mas sim para o presente. Para ele, a liberdade musical e como pessoa é o maior trunfo de sua trajetória de vida.

Para chegar a esse momento, tenho que olhar para o presente. Me sinto muito bem, me sinto criativo, livre, muito produtivo. Sei que é uma trajetória de bastante batalha (...) mas essa trajetória me trouxe até aqui e eu me senti muito vivo. Gostaria de continuar assim por mais 30 anos pelo menos, produzindo, criando com a minha inquietação, com meu sentimento de liberdade como músico, expressando a minha relação com a vida, com o mundo, através da música", afirma.

				
					Chico César celebra aniversário de 60 anos com novos projetos: 'me sinto livre'
Chico César, artista paraibano | Foto: Divulgação. Foto: Divulgação

Percepções sobre a arte

O artista diz acreditar que, hoje, consegue enxergar o tipo de produção musical que, de fato, é "sua cara". Mas pondera que também se sente livre para experimentar novos desafios.

Acho que o que demais importante que eu pude construir, e estou construindo, é de não me sentir preso a nada, nem a mim mesmo, de modo que eu posso desapegar de uma hora pra outra de coisas que as pessoas podem associar a 'isso é puro Chico César', ou eu mesmo achar que isso sou eu. De repente, posso abraçar outras coisas e olhar com liberdade para algo novo, abordado de outra forma. acho que isso mantém a minha arte viva", afirma.

Perguntado sobre sua influência na arte paraibana, Chico César diz acreditar que, na verdade, foi beneficiado por outros nomes que vieram antes, e que o fizeram, naturalmente, falar da Paraíba e dos traços nordestinos em suas canções.

Fui assumindo uma porção de comunicabilidade, que é algo que eu havia aprendido antes, ao trabalhar numa loja de discos no sertão da Paraíba, dos 8 aos 13 anos, em Catolé do Rocha. Não adianta muito ser genial e pouca gente conhecer o seu trabalho. É importante ter humildade e dialogar com seu tempo, se você faz musica popular, como eu fiz ou eu faço. Eu quero a massa, conversar com ela, sem forçar nenhuma barra, e creio que por isso estou aqui agora", explica.

				
					Chico César celebra aniversário de 60 anos com novos projetos: 'me sinto livre'
Chico César tem outros dois projetos em mente | Foto: Arquivo. Chico César, cantor paraibano | Foto: Arquivo

Novos projetos

Ao Jornal da Paraíba, Chico César revelou que tem dois novos projetos em vista. O primeiro deles é o disco “Ao Arrepio da Lei”, gravado em parceria com Zeca Baleiro. O disco surgiu da amizade construída ao longo dos anos.

O disco com Zeca Baleiro, um parceiro maranhense, que ao chegar em São Paulo nos conhecemos e ocorreu uma identificação imediata, porque tínhamos essa coisa de vir do Nordeste e ter um olhar crítico pra o mundo. Queríamos dialogar com o mundo usando os elementos nordestinos, e isso criou uma identificação muito forte entre nós e celebramos isso agora com o disco", afirma.

De acordo com Chico César, após o lançamento do disco ele deve sair em turnê, junto com Zeca Baleiro, assim como fez no lançamento do disco e turnê "Violivoz", com Geraldo Azevedo.

O segundo projeto previsto para sair em breve é o disco "Belezas Pra Nós", produzido durante a pandemia de Covid-19 quando Chico César esteve no Uruguai.

Gravei nos quatro meses durante a pandemia, quando fiquei no Uruguai, conheci dois argentinos e compusemos umas 10 músicas, em inglês português e espanhol. Fizemos uma versão em espanhol de "Estado de Poesia", e agora logo logo vocês escutarão", finalizou.
Imagem

Bruna Couto

Leia Também