É por meio da fotografia que Emanuel Tadeu registra a forma com que enxerga o São João de Campina Grande, festa junina popularmente conhecida como a maior do mundo e oficializada como a maior do Brasil. Um desses retratos passou a ilustrar, neste ano, um livro didático de alcance nacional.
A inspiração do fotógrafo e publicitário é o povo campinense, que segundo ele, é quem faz “a festa ter a proporção que tem” e, por isso, ocupa o lugar de protagonista nos momentos capturadas por eles.
>>> Veja o que esperar do São João 2023 de Campina Grande
Na foto usada no livro “Entrelaços”, Emanuel conseguiu reunir milhares de forrozeiros, o Parque do Povo e a beleza da festa que se manifesta de diferentes formas, a exemplo da tradicional queima de fogos de artifício que marca o começo, o dia do santo que dá nome ao evento e o encerramento dele.
“A arte é uma extensão do meu ser e ver meu trabalho ganhando o Brasil me deixa muito agradecido e feliz. E desta vez ainda mais, pois tenho o privilégio de levar a minha arte e junto a ela mostrar a grandiosidade da nossa festa e cidade. E fazer com que alunos conheçam-na de uma forma didática me coloca em um lugar de muita satisfação”, destacou.
Emanuel se tornou uma referência brasileira com os trabalhos que retratam os costumes nordestinos, principalmente os festejos juninos. Foi assim que a editora FTD Educação conheceu o trabalho dele, que já costumava ser exposto em diversos meios de comunicação. Desta vez, na área de educação, ele vive uma experiência diferente.
“Uma sensação de dever cumprido por ver minha arte ganhando mais uma vez espaço. Em um âmbito nacional o coração fica realizado e feliz”, reforçou.
>>> Futuro do São João de Campina Grande: entenda projeto de ampliação do Parque do Povo
A fotografia feita por Emanuel Tadeu ilustra um texto que fala sobre as tradições e costumes da população, sobretudo a nordestina. O texto aborda como exemplo as festas juninas que antes eram realizadas em Portugal passaram a ser comemoradas no Brasil.
A publicação diz que na “cidade de Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, é realizado um dos maiores festejos do país”. Veja na galeria abaixo mais imagens do São João de Campina Grande:
São João 2023 de Campina Grande ainda não tem duração definida
O São João 2023 de Campina Grande vai começar no dia 2 de junho deste ano. A duração exata da festa, no entanto, ainda não foi oficialmente confirmada.
Há uma expectativa que a edição em comemoração aos 40 anos do evento tenha 40 dias de duração, mas o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, informou apenas que a festa deve ter, no mínimo, 31 dias, assim como aconteceu em anos anteriores.
Onde o São João vai acontecer?
Assim como em edições anteriores, o Maior São João do Mundo vai acontecer no Parque do Povo, localizado no Centro da cidade.
Em 2022 a prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de ampliar do espaço, através da requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), depois que o Parque do Povo atingiu lotação máxima de pessoas em dias de shows do São João.
Quem será responsável pela gestão da festa?
Segundo a Prefeitura Municipal de Campina Grande, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria de Administração selecionou a empresa entre outras três concorrentes.
A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, selecionada para gerir o São João 2023 de Campina Grande, é a mesma responsável pela realização de um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato.
O que se sabe, também, é que o empresário Jocélio Costa, de Campina Grande, também está envolvido diretamente na organização da festa, sendo o representante local da empresa gestora do evento. A informação foi confirmada ao g1 nesta quarta-feira (22) pela assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande.
Desde 2019 a empresa organizadora do São João de Campina Grande era a Medow Promo Serviços de Eventos e Estruturas LTDA. A renovação para a edição do São João 2022 também ocorreu por meio de um processo licitatório.
Este ano, segundo Bruno Cunha Lima, ao invés do Município transferir recursos para a empresa responsável pela realização do São João de Campina Grande, irá ganhar pela exploração da “marca” da festa. Dessa forma, a empresa gestora será responsável pela montagem, captação dos patrocínios e contratação de artistas, mas a prefeitura fará a “gestão cultural do evento”.
Ampliação do Parque do Povo
A proposta não foi executada, mas a prefeitura anunciou que deve retirar a parte lateral dos camarotes do Parque do Povo e criar outros espaços para descentralizar algumas atividades da programação do São João de Campina Grande do Parque do Povo, diminuindo as chances de lotar o “PP”.
A principal medida anunciada é a criação do “Quadrilhódromo”, um polo localizado na Estação Velha onde as tradicionais quadrilhas juninas devem se apresentar nos dias de competição. Outros locais, como o Parque da Criança e a Vila do Artesão também receberão decoração temática, ainda segundo a prefeitura.