icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Western' paraibano, filme de Bressane abre mostra competitiva no Fest Aruanda

'Garoto', estrelado por Marjorie Estiano, foi rodado no Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras.

Publicado em 11/12/2015 às 8:50

Oficinas, debates e exibições inéditas e gratuitas marcam o segundo dia do 10º Fest Aruanda, em João Pessoa.

A Mostra Competitiva de Longa-metragem será aberta às 20h30, no Cinépolis, com exibição de Garoto, filme do veterano Júlio Bressane. Baseado na obra O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, de Jorge Luis Borges, a trama envolve dois jovens (vividos por Marjorie Estiano e Gabriel Leone) que se vêem como parte de um assassinato e partem para uma fuga.

A ambientação no Lajedo de Pai Mateus, aqui na Paraíba, foi utilizada para criar uma atmosfera do Velho Oeste norte-americano, chegou a declarar o diretor, que não estará presente no festival.
Ao lado da produção carioca, concorre o documentário pernambucano Invólucro (2015), da cineasta paraibana Caroline Oliveira. Em sua primeira exibição pública, o filme documenta a relação de diferentes mulheres com seus corpos, como enxergam suas experiências sexuais e a figura do feminino.

"Nós chamamos de documentário por ser feito em cima de histórias de pessoas reais, mas há um propósito performático no enredo", explicou Caroline Oliveira.

A premissa do longa parte da vivência da própria diretora quando passou por mudanças físicas pós-gravidez, repensando, então, os padrões impostos pela sociedade e a autocobrança da mulher. "O filme parte de um olhar reflexivo, um ensaio sobre meu corpo como mãe e a relação ao corpo de mulheres que optaram por não ter filhos".

Assim como o filme de Bressane, Invólucro foi rodado na Paraíba, mas não por completo. Baía Formosa, Niterói e Londres foram cenários utilizados. O documentário será exibido às 21h15.

HOMENAGEM

Antes das exibições, o cineasta Torquato Joel recebe o Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra e Contribuição ao Curta-Metragem Paraibano e Brasileiro. "Meu trabalho tem dois caminhos: o de ações de audiovisual no interior e a minha obra cinematográfica. É impactante receber este reconhecimento pelo meu trabalho”.

A homenagem acontece às 19h30, logo após o lançamento do livro Jornal de Cinema, de Vladimir Carvalho.

Bem antes, às 9h30, no Hotel Bessa Beach, a programação do Fest Aruanda começa com um debate sobre Chatô - O Rei do Brasil. Participam da mesa o diretor do filme, Guilherme Fontes, o escritor Fernando Morais, autor da biografia homônima, e o ator Marco Ricca. Dentre os debatedores estão o ator Lima Duarte e o documentarista paraibano Vladimir Carvalho.

O Fest Aruanda segue até a próxima quarta-feira. A programação completa pode ser vista no site oficial.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp