POLÍTICA
2016 pode marcar retorno de antigas lideranças políticas da PB
Ano promete o retorno de lideranças como o ex-governador Roberto Paulino (PMDB), os ex-deputados Armando Abílio (PSDB) e Assis Quintans (DEM).
Publicado em 30/08/2015 às 9:30
Pelo menos seis ex-deputados deverão disputar o cargo de prefeito pelo interior do Estado nas eleições do próximo ano. Ex-prefeitos e ex-vereadores também vão aproveitar 2016 para tentar voltar à cena política. O ano promete o retorno de lideranças como o ex-governador Roberto Paulino (PMDB), os ex-deputados Armando Abílio (PSDB) e Assis Quintans (DEM), e o ex-vereador Tavinho (PSB), de João Pessoa.
Também ressurgirão da Assembleia Legislativa para a disputa municipal Vituriano de Abreu, pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, e Domiciano Cabral, em Bayeux. Em Alcantil, o ex-deputado e ex-prefeito da cidade Dunga Júnior (PSDB) pode concorrer novamente à prefeitura. Abílio e Quintans estarão na disputa majoritária de Esperança e Sumé, respectivamente, e Paulino enfrenta Zenóbio Toscano em Guarabira.
O PSB quer aumentar o número de eleitos na Câmara de João Pessoa. Em 2012, conseguiram se eleger Renato Martins, Zezinho do Botafogo e Bira, que trocou o PSB pelo PT. A meta para o próximo ano, segundo o presidente do Diretório Municipal, Ronaldo Barbosa, é eleger de cinco a sete vereadores na capital. Além de Tavinho, que se filiou ao partido recentemente, o diretório conta com o retorno de Sandra Marrocos e Paula Frassinete à disputa eleitoral.
O PT também quer ampliar as vagas na Câmara de João Pessoa. Embora estejam na ativa com cargos no Executivo, o partido quer contar com nomes como Lucius Fabiani, superintendente da Emlur, e Socorro Borges, que deixou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da prefeitura em novembro do ano passado. O ex-secretário de governo Antônio Barbosa também é uma liderança considerada pelo partido para disputar uma vaga na Câmara de João Pessoa.
PSB
Sem mandato desde 2012, o ex-vereador Tavinho acabou de se filiar ao partido e é uma das grandes esperanças do PSB para ampliar a bancada na Câmara de João Pessoa. Ele é suplente do senador Raimundo Lira.
O partido também vai apostar as fichas no retorno de Sandra Marrocos, suplente de vereadora na atual legislatura, e Paula Frassinete, que tem um cargo de pouca expressão no governo de Ricardo Coutinho.
PMDB
Com um currículo invejável, o ex-prefeito, ex-deputado e ex-governador Roberto Paulino (PMDB) deverá enfrentar nas urnas de Guarabira o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).
O ex-deputado Vituriano de Abreu trocou o PSC pelo PMDB para concorrer à prefeitura de Cajazeiras.
PT
Rodrigo Soares ocupa atualmente o cargo de assessor especial do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Tem colocado dificuldade para se apresentar como candidato, mas é um nome lembrado pela direção do PT para aumentar a presença do partido na Câmara de Vereadores de João Pessoa
DEM
Especula-se que o ex-deputado estadual Assis Quintans deverá ser candidato a prefeito de Sumé.
Em João Pessoa, o partido espera contar com o retorno de Fernando Grotão na Câmara de Vereadores.
O ex-deputado Domiciano Cabral também pode voltar a cena na disputa pela prefeitura de Bayeux.
PSDB
Ex-deputado estadual e federal Armando Abílio (PSDB) já admitiu disputar a prefeitura de Esperança.
Em Alcantil, o ex-deputado e ex-prefeito da cidade Dunga Júnior (PSDB) pode concorrer novamente à prefeitura.
Já o ex-prefeito de Boqueirão Carlos José (PSDB) quer voltar à prefeitura no próximo ano. Ele já tem dois mandatos no currículo. Em Princesa, Dr. José Sidney também quer voltar à prefeitura e deverá suceder o correligionário Dominguinhos na disputa.
Sem Partido
Depois de ter seu candidato derrotado em 2012, o ex-prefeito de Santa Rita Marcus Odilon voltará a disputar o comando da cidade. Isso se não for barrado pela Lei Ficha Limpa. Odilon comandou a cidade de 2005 a 2012.
Comentários