São Pedro tem opção de festa junina do Litoral ao Sertão da Paraíba

Diversas cidades paraibanas oferecem opções gratuitas para curtir o fim de semana.

Foto: divulgação
São Pedro tem opção de festa junina do Litoral ao Sertão da Paraíba
Último fim de semana de festas juninas tem opções para várias cidades na Paraíba. Foto: divulgação

Para quem mantém aceso o desejo de aproveitar as festas juninas, diversas cidades paraibanas oferecem nesta sexta-feira (28), véspera de São Pedro, opções para curtir o arrastapé. Além de atrações musicais, do Litoral ao Sertão, os turistas e a população local poderão usufruir de arraiás e quermesses montados em todos os bairros e praças das cidades.

Se o turista estiver hospedado em hotéis de João Pessoa, a dica é participar do Forró do Litoral promovido na cidade portuária de Cabedelo. De acordo com a programação do evento, nesta sexta-feira, o São Pedro vai ser aberto com o legítimo forró pé-de-serra na principal praça do centro da cidade. Em seguida, acontece apresentação do cantor Osmídio Neto e da dupla Sirano e Sirino. No sábado (29) é o encerramento do Forró do Litoral e as principais atrações são as bandas Stylo Ousado e Cavalo de Pau.

>>>  Confira mais opções na Agenda Cultural 

Ainda no Litoral Norte da Paraíba, em Mamanguape, as festas dos Padroeiros São Pedro e São Paulo acontecem no dia 28 com animação de Solange Almeida, Ranniery Gomes, Diecson e Trio Massafera. A festa termina no sábado com apresentações de Mara Pavanelly, Jacy Santos e Forró D2, fechando com chave de ouro o São Pedro da Paraíba.

Campina Grande

No Maior São João do Mundo no Parque do Povo, em Campina Grande, a noite da véspera de São Pedro será comandada pelo cantor Gusttavo Lima. A noite terá ainda shows de Forró da Resenha, Gitana Pimentel, Grupo Folclórico. No Dia de São Pedro, neste sábado, se apresentam Alceu Valença, Fellipe Warley, Iorranes, Grupo Folclórico. No domingo (30), sobem ao palco J.M Puxado, Stela Alves, Bob Léo Mercadoria e Grupo Folclórico.

A festa segue até o próximo dia 7 de julho. O público estimado é de 2 milhões de pessoas. Nos finais de semana, o parque abre mais cedo, a partir do meio-dia, beneficiando assim os comerciantes e participantes que desejam se posicionar melhor dentro do evento. O evento também conta com um estacionamento com 520 vagas, sendo elas 26 destinadas para idosos e 10 para deficientes.

Arraiá do Cumpadre

O Arraiá do Cumpadre, realizado na Fazenda Olho D’Água, em Galante, distrito de Campina Grande, chega ao fim neste fim-de-semana com o genuíno forró no sítio com a dupla  Sirano & Sirino e a banda Brasas do Forró.

O arrasta-pé começa às 11h, com trios pé de serra que se apresentarão durante as seis horas de festa. No palco principal, na Divina Vila, o anfitrião Cumpade João esquentará o pavilhão com um repertório de homenagem à cultura local e aos diversos ritmos do Nordeste.

Brejo

Na região do Brejo paraibano, a cidade de Guarabira também vai comemorar o São Pedro, com shows marcadas para esta sexta-feira e no sábado (29). As apresentações de Renno e Rafael Sacanão (sexta-feira) e Bonde do Brasil e Vinicius, no Parque do Encontro.

O Circuito Junino do Brejo, que integra as festas juninas dos municípios de Belém, Bananeiras, Borborema, Caiçara, Serraria e Solânea, prossegue na primeira semana de julho. Em Belém, onde é realizado o ‘maior e melhor’ São Pedro da Paraíba, estão confirmadas apresentações de Mano Walter, Gianine Alencar e Henry Freitas, no dia 4; de Luan Estilizado, Edson Lima e Gatinha Manhosa, João Neto Pegadão, no dia 5; e de Santana, Mara Pavanelli e Tony Farra, no dia 6.

Sertão

No Sertão paraibano, uma das festas mais tradicionais é o São Pedro de Condado. De acordo com a programação divulgada para a edição deste ano, que acontece de 5 a 7 de julho, entre as principais atrações apresentadas estão: Thor e Banda, Léo Magalhães, Bel Silva, Tarracha Vaneirão, Forró Bacana, além de outras.