Após 5 anos, obra ‘Aves de Arribação’ volta às ruas de João Pessoa

O monumento foi retirado da avenida Beira Rio em 2016 para realização de intervenções e estava em um galpão da prefeitura.

Foto: Krystine Carneiro
Após 5 anos, obra 'Aves de Arribação' volta às ruas de João Pessoa
A obra ‘Aves de Arribação’ está sendo instalada no Parque Parahyba 3, em João Pessoa. Foto: Krystine Carneiro

A obra ‘Aves de Arribação’, do artista plástico Marcos Pinto, foi removida em 2016 da antiga rotatória da Avenida Beira Rio, em João Pessoa, para mudanças na malha viária do local. Desde então, esteve esquecida em um depósito da prefeitura. Agora, o monumento ganha um novo espaço nas ruas da capital. Vai se integrar ao projeto do Parque Parahyba 3, obra que vem sendo realizada pelo governo do estado no bairro do Bessa.

A assessoria da Secretaria de Planejamento do estado disse que a peça foi doada pela prefeitura há cerca de um mês e está em processo final de instalação. Após finalizada a estabilização da peça no local, serão feitos reparos em detalhes que foram deteriorados pela ação do tempo e colocada uma iluminação especial. A previsão do governo é que seja entregue uma primeira etapa do Parque, já com a obra, no final de janeiro do próximo ano.

O trabalho tem sido acompanhado de perto pelo autor da obra, Marcos Pinto, que cuida da restauração da peça. A ação vem registrado em suas redes sociais a movimentação da equipe de Suplan, além da visita do governador João Azevêdo (Cidadania) para fiscalizar o andamento da obra e também do presidente da Funjope, Marcos Alves.

“Estive lá junto com o artista e podemos acompanhar a instalação da obra. Temos feito conversas com Marcos Pinto há já algum tempo. Agora pensamos em iniciar um procedimento para garantirmos o tombamento da obra e com isso preservar a sua história e todo o patrimônio cultural”, comentou Alves.

A Ave de Arribação, ou as “pombas da Paz”, como é mais popularmente conhecida, foi inaugurada na gestão do então prefeito Luciano Agra, fruto de uma doação da construtora Holanda. Na época, inclusive, João Azevêdo era secretário de Infraestrutura. Em 2016, já na gestão de Luciano Cartaxo (PV), ela foi retirada para dar lugar à ponta da Beira Rio. Naquele ano, havia a promessa de que ela seria transferida para uma nova rotatória, o que nunca ocorreu.

*matéria corrigindo informação sobre o gestor que instalou a obra e o autor da doação