Treze bate o CSP no Almeidão, vence a sua segunda no Campeonato Paraibano e fica próximo do mata-mata

Com gol de Carlinhos e Douglas, para o Treze, e Giovany, para o CSP, o Galo venceu a sua segunda no campeonato, ultrapassou o Tigre e agora depende apenas de si para ir à repescagem do estadual.

Treze garantiu passaporte para a pré-Copa do Nordeste através de Ranking da CBF (Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze)

O gramado do Estádio Almeidão foi o palco escolhido para a verdadeira decisão entre CSP e Treze na tarde deste sábado, em João Pessoa. O Tigre até iniciou o jogo marcando em cima, buscando o ataque e incomodando a defesa do Galo, mas foi a equipe de Campina Grande que conseguiu aproveitar melhor as chances criadas para sair de João Pessoa com a vitória por 2 a 1 que o deixa muito próximo do mata-mata do estadual.

O primeiro tempo mal começou e o CSP já se mandou para o ataque. Com menos de cinco minutos de jogo, Júnior Mandacaru fez fila, entrou na pequena área e escorou para Mano Walter. Sorte que Luciano Alves se antecipou bem e impediu o primeiro gol do time da casa. A partir daí, melhor para o Galo, que foi para o ataque de forma organizada e, aos 19 minutos, após uma boa trama no ataque alvinegro, Carlinhos abriu o placar para o time visitante. 

Engana-se, no entanto, que após o gol a equipe de Marcelinho Paraíba se retraiu para administrar o marcador que já era interessante para as suas pretensões no campeonato. Após o gol, Everton Kanela, de cabeça, e o próprio Carlinhos, de falta, tiveram a chance de ampliar o marcador. Do lado do CSP, Mano Walter (em lambança de Luciano Alves), por duas vezes, foi o atleta que mais chegou próximo de empatar o confronto na primeira etapa. 

.
Treze dominou o primeiro tempo e foi para o intervalo com a vantagem no marcador (Foto: Max Oliveira / Jornal da Paraíba)

SEGUNDO TEMPO

Se o primeiro tempo terminou com as equipes se alternando no comando de ataque e buscando estufar as redes, os primeiros minutos da segunda etapa foram totalmente diferentes. Com o Treze diminuindo o ritmo e buscando encaixar os contra-ataques, a partida ficou truncada, faltosa e um show de cartões amarelos foram mostrados a jogadores das duas equipes.

A partida voltou a ficar emocionante após os 30 minutos da etapa final, quando após uma ótima jogada de Allefe pela direita, a bola foi cruzada na área para Jeffinho chutar e sobrar para Douglas, que apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol do goleiro Wallace. O alívio trezeano durou pouco, pois logo na sequência Giovany, que entrou no segundo tempo, dançou para cima da marcação alvinegra e chutou colocado, marcando o gol do CSP e diminuindo a contagem. O Tigre buscou ameaçar e repetir o filme do primeiro turno, quando empatou o jogo no último minuto, mas não deu. Ao fim dos 90 minutos os três pontos foram para o Galo, que volta para Campina Grande vivo no estadual.

Treze, CSP
Jogo foi parelho no Almeidão, mas no fim melhor para o Galo da Borborema (Foto: Max Oliveira / Jornal da Paraíba)

COMO FICA A TABELA?

Com a vitória no Estádio Almeidão, o Treze vai a nove pontos e vai à terceira colocação do Grupo B do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, ultrapassando o próprio CSP, que estaciona nos sete. Na próxima rodada, na quarta-feira, o Tigre vai até Campina Grande encarar o Campinense em sua despedida da fase de grupos do estadual em jogo que só a vitória interessa para seguir vivo na luta pela vaga no mata-mata.

O Galo da Borborema, por sua vez, vai ter a semana toda de descanso e só volta aos gramados no próximo sábado, quando pela última rodada da fase de grupos do estadual, vai receber o Sport-PB em jogo que a depender do resultado de Campinense e CSP no meio de semana, já pode entrar em campo classificado à repescagem do Paraibano.

ESCALAÇÕES

CSP: Wallace; Igor (Emanuel), Emersonn Bastos, Darlan e Fábio; Jefferson (Mathaus), Rafael, Betinho (Giovany); Júnior Mandacaru, Mano Walter e Kiko (Robinho). Técnico: Josivaldo Alves.

Treze: Luciano Alves; Gustavo, Hyago (Patrick), Ramon e Fernando; Allefe, Patuta, Carlinhos (Douglas); Marcus Vinícius (Jeffinho) e Everton Kanela (Diego Souza). Técnico: Marcelinho Paraíba.