Recordistas de medalhas entram em ação hoje no Pan

Mesatenista Hugo Hoyama e o nadador Thiago Pereira representam o Brasil neste sábado.

O primeiro dia de competições do Pan-Americano de Guadalajara tem dois grandes destaques e esperanças de medalhas do Brasil. Brasileiro com mais ouros da história (nove), o mesatenista Hugo Hoyama começa o torneio masculino por equipes, às 14h (Brasília). Ele também tem uma medalha de prata e quatro de bronze, somando 14 no total.

Um pouco antes, ao meio-dia, o recordista de títulos em uma mesma edição, Thiago Pereira, cai na água para as eliminatórias dos 400m medley. O principal objetivo de Thiago é superar Hugo Hoyama. Para isso, o nadador do Corinthians vai repetir o programa do Rio de Janeiro, em 2007, que lhe rendeu seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Ele ainda disputa os 200m medley, os 100m e 200m costa e os 200m peito, além dos revezamentos 4×100 e 4x200m livre e 4x100m medley.

Nos 400m medley, ele detém o sétimo melhor tempo do ano e o melhor entre os que estão em Guadalajara (4min41s58). Diogo Yabe é o outro brasileiro da prova, com a quarta melhor marca (4min21s49), atrás dos norte-americanos Robert Marsalis e Conor Dwyer. “Não fico escolhendo o dia. Por isso, nadar no primeiro dia também é bom. Quero baixar meus tempos e lutar por medalha”, declarou.

A esperança da natação também é ganhar a primeira medalha de ouro feminina da modalidade na história. A chance virá nos 100m borboleta. Daynara de Paula tem o segundo melhor tempo entre as inscritas para o Pan (58s56), atrás apenas da norte-americana Claire Donahue (58s05).