compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo
Imagem destaque
home icon Home > cultura
CULTURA

Músicos da banda de Juliette falam sobre turnê: 'momento importante para todo o estado'

Publicado em: 01/04/2022 às 10:16 Atualizada em 01/04/2022 às 15:00

Neste sábado (2) a paraibana Juliette faz seu primeiro show em João Pessoa, na Turnê Caminho. A maior parte dos profissionais envolvidos no espetáculo, que reúne um repertório com cerca de 27 canções interpretadas por Juliette, com ballet e efeitos visuais, é composta por paraibanos.

>> Juliette em JP: veja setlist e o que deve rolar no show

Além de outros nomes da equipe de produção, como o do compositor e instrumentista paraibano Juzé, dos sete músicos que integram a banda de Juliette, seis são da Paraíba: Manu Lima (backing vocal), Ítalo Viana (baixista), Pablo Moreno (baterista), Cilaio Ribeiro (percussionista), Toim do Gado (sanfona) e Waleska Baol (violinista). Apenas o violonista Franco Tcherr, ex-músico da sertaneja Marília Mendonça, não é do estado.

O JORNAL DA PARAÍBA conversou com alguns integrantes paraibanos da banda de Juliette, que falaram sobre a participação na turnê e a expectativa para o show na capital paraibana. 


				
					Músicos da banda de Juliette falam sobre turnê: 'momento importante para todo o estado'
Manu Lima e Waleska Baol durante preparação para turnê de Juliette. Manu Lima e Waleska Baol durante preparação para turnê de Juliette

Manu Lima

Manu Lima é uma das 'backing vocals' de Juliette. Natural de João Pessoa, ela iniciou os estudos na área da música aos 6 anos de idade, nos coros de canto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A partir dos 15 anos, Manu começou a cantar de fato, e por profissão - com Glaucia Lima, Adeildo Vieira, e tantos outros artistas, até chegar na banda Funkeria.

Agora, em 2022, ano em que está se formando na licenciatura em Canto, na UFPB, foi convidada a cantar, também, na banda de Juliette.

Citação

Fui construindo conexões durante os meus trabalhos, e inclusive trabalhei com o produtor de Juliette no Festival de Música da Paraíba, e como professora de alguns dos companheiros do grupo. Quando houve a necessidade de uma backing, meu nome foi citado e eles entraram em contato comigo. Fiquei muito feliz!", disse.

Manu Lima

				
					Músicos da banda de Juliette falam sobre turnê: 'momento importante para todo o estado'
Manu Lima, paraibana backing vocal de Juliette / Reprodução: Instagram. Manu Lima, cantora e backing vocal de Juliette

A musicista conta que o convite vem numa hora em que os músicos e demais artistas paraibanos ganham destaque no cenário nacional. Com a ascensão de Juliette, profissionais do país inteiro voltaram os olhares para a Paraíba, que é "um celeiro de grandes talentos", para Manu.

Ainda de acordo com Manu, ter paraibanos na equipe foi uma das prioridades de Juliette durante o processo de criação da turnê.

Citação

Acho que esse é o momento de colocar muitos dos talentos da Paraíba no cenário nacional. Temos uma gama de músicos excelentes, referências musicais em todos os instrumentos e estilos, então é um momento importante pra expandir e trocar o talento com o mundo. Espero que eu possa sim representar uma esperança pra isso".

Manu Lima

				
					Músicos da banda de Juliette falam sobre turnê: 'momento importante para todo o estado'
Músicos da banda de Juliette no primeiro show da Turnê Caminho, no Rio de Janeiro. Músicos da banda de Juliette no primeiro show da Turnê Caminho, no Rio de Janeiro

Waleska Baol - Violinista e Backing Vocal

Quem também faz parte da 'Cactus Band' é a violinista e cantora pessoense Waleska Baol. Ela trabalha com música em uma empresa do ramo de eventos na capital paraibana, e conheceu Juliette em 2021, quando teve a oportunidade de acompanhar a paraibana no Prêmio Multishow, na performance da música "Vixe Que Gostoso".

Citação

O produtor musical me convidou ainda no Prêmio Multishow, e até então eu não conhecia ninguém da equipe. A música foi um sucesso, e quando a banda foi montada para a turnê entrei como violinista e backing vocal".

Waleska Baol

				
					Músicos da banda de Juliette falam sobre turnê: 'momento importante para todo o estado'
Waleska Baol, violinista e backing vocal de Juliette / Reprodução: Instagram. Waleska Baol, violinista e backing vocal de Juliette.

Ela conta que desde janeiro deste ano toda a equipe está focada na Turnê Caminho. Ensaios, preparação vocal, produção artística... Tudo foi detalhadamente alinhado pelos paraibanos para a grande estreia, que aconteceu no último sábado (26), no Rio de Janeiro.

A artista diz que subir ao palco com tantos colegas paraibanos a fez sentir um misto de sensações. Ela participou de toda a montagem estrutural da banda, e poder acompanhar o resultado no palco foi "emocionante".

Citação

Fiz parte de todo o processo de construção da banda, desde os ensaios, a produção, em tudo. Foi muito ensaio, colocando música, tirando música, deixando tudo da melhor forma possível. Sabíamos que seria lindo, mas ver a reação do público é muito especial! Estou muito feliz por fazer parte desse projeto, principalmente com meus colegas paraibanos".

Waleska Baol

Waleska reitera que Juliette priorizou paraibanos em toda a sua equipe, como forma de passar a própria identidade e também de levar o nome do estado pelo mundo.

Citação

Acredito que para além de nós que estamos na banda, [a turnê] vai abrir caminhos para todos os artistas paraibanos também, já que vamos levar o nome do estado para todo canto", diz

Waleska Baol

Ítalo Viana

"Nasci e me criei em Mangabeira". O contrabaixista de Juliette, Ítalo Viana, também faz questão de falar que é da Paraíba.

Ele é formado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - um sonho realizado - e trabalha na área há anos.

Já acompanhou grandes nomes da música brasileira, como acantora Iza, além de artistas paraibanos, como Renata Arruda e Ramon Schnayder. Agora, faz parte da banda de Juliette.

Citação

É uma honra muito grande participar da turnê, porque além de fazer esse som estamos levando a bandeira da Paraíba pra todo o Brasil".

Ítalo Viana

Ainda de acordo com o músico, Juliette é consciente de seu papel de abrir portas para outros nordestinos e paraibanos na música brasileira. Para ele, a iniciativa da artista de ter como maioria em sua equipe pessoas naturais da Paraíba já é uma resposta ao preconceito enfrentado.


				
					Músicos da banda de Juliette falam sobre turnê: 'momento importante para todo o estado'
Ítalo Viana, contrabaixista da banda de Juliette. Arquivo Pessoal/Thercles Silva. Ítalo Viana, contrabaixista da banda de Juliette / Arquivo Pessoal/Thercles Silva
Citação

Ela abre caminho para mais paraibanos, pessoenses, campinenses... Porque sabemos que ainda existe preconceito, e quando surge uma iniciativa assim, com tantos nomes do nosso estado, quebra barreiras".

Ítalo Viana

Show em João Pessoa

Juliette faz seu primeiro show na Paraíba neste sábado (2), em João Pessoa, da Domus Hall. Os ingressos estão à venda on-line, com preços que variam de R$ 88 (front meia) a R$ 176 (front inteira).

A cantora disse que sua turnê também objetiva abrir mais espaços para artistas paraibanos. Na prática, grande parte da banda que a acompanha, a Cactus Band, é de artistas paraibanos.

Repertório, figurino e cenário do show foram pensados com o objetivo de contar a história do caminho de Juliette, da infância ao pós-BBB. Além das músicas dela, presentes em seu EP homônimo, e da parceria com Alok, ‘Un Ratito’, a paraibana deve trazer versões de outros artistas, inclusive do paraibano Chico César.

Imagem

Bruna Couto

Leia Também