Anta Carlos Daniel, do Parque Arruda Câmara (Bica), morre por suspeita de obstrução intestinal

Suspeita é de uma obstrução intestinal causada por um alimento estranho, porém ainda deverá ser feita uma necrópsia.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A anta Carlos Daniel, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), morreu na manhã desta sexta-feira (11). Segundo Thiago Nery, chefe do zoológico, a suspeita é de uma obstrução intestinal causada por um alimento estranho, porém ainda deverá ser feita uma necrópsia.

O animal estava na Bica há oito anos e veio do Ibama de Fortaleza, no Ceará. Thiago Nery relata que há cerca de três dias, a anta começou a sentir um conforto sugestivo de cólicas comuns em casos de gases. “A produção excessiva de gases é comum entre esses animais, porém no outro dia o desconforto permaneceu”, afirmou.

Nesta quinta-feira (10), Carlos Daniel passou por uma ultrassonografia, e foi identificada uma suspeita de obstrução intestinal. O animal faria uma raio-x nesta sexta-feira (11), mas o quadro de saúde piorou, e os veterinários decidiram por uma laparotomia exploratória.

O procedimento cirúrgico foi marcado para as 14h, contudo, por volta das 11h30, a anta Carlos Daniel morreu. O animal foi encaminhado para o setor de patologia animal da UFPB, no campus de Areia, onde será realizada uma necrópsia.