Concurseiros persistem no sonho de trabalhar na PF e na PRF

Novas vagas devem ser abertas até o ano que vem nas corporações.

Camila Alves
Do Jornal da Paraíba

Quem deseja ingressar na carreira de policial federal e rodoviário federal deve ficar atento, pois novas vagas devem ser abertas até o ano que vem nas duas corporações. No primeiro caso, a PF aguarda autorização do Ministério do Planejamento para realização de processo seletivo com 1.352 vagas em todo o país. Conforme a Superintendência Regional da PF na Paraíba, o Estado teria uma demanda de 16 pessoas na área policial, mas isso não significaria oferta de vagas para lotação direta na Paraíba.

Já a PRF, que possui um certame suspenso há quase um ano e oito meses por conta de brigas judiciais – após suspeita de fraudes, deve ser retomado ainda este ano e, após o desfecho desse, outro deve ser lançado com novas vagas. Conforme o inspetor Jefferson Costa, chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da Diretoria Regional na Paraíba, o efetivo do Estado precisaria de um reforço de, no mínimo, 100 policiais para ter o trabalho ideal.

O efetivo regional conta hoje com, aproximadamente, 220 pessoas, sendo 170 delas utilizadas para escala nos 11 postos de fiscalização localizados nas rodovias. Ainda segundo Jefferson, a expectativa é que assim que terminar a seleção do concurso que ainda está sob espera de decisões judiciais, mais da metade dos aprovados já devem ser contratados. O certame ofereceu 750 vagas em todo o Brasil, sendo quatro de forma direta para a Paraíba.

A Diretoria Nacional da PRF também já informou que o objetivo é preencher os 13.098 cargos de carreira até o fim de 2013, o que demandaria a abertura de pelo menos 2.600 vagas em novos certames. “Mas, não podemos prever o número de vagas que devem ser destinadas ao Estado em novas seleções”, ressaltou o inspetor Jefferson, comentando que os grandes eventos que o Brasil irá sediar, a exemplo da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, demandarão a contratação de mais PRFs.

Retomada do certame

A previsão é que o concurso da PRF realizado em 2009 seja retomado ainda este ano. Conforme a assessoria de imprensa da Diretoria da PRF em Brasília, a proposta de acordo feita entre a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) e a corporação já foi analisada pela Advocacia-geral da União (AGU). A última deu as orientações à PRF sobre como deve ser elaborado o contrato de acordo. Após o documento ser finalizado, ele será remitido mais uma vez à AGU, que avaliará se ele está dentro das orientações dadas.

Depois de passados todos esses trâmites, deve ser realizado processo licitatório para a contratação de outra empresa organizadora e dado prosseguimento das demais etapas que não foram feitas. São elas: exame de capacidade física, avaliação psicológica e de saúde, além do curso de formação profissional.
Entraves judiciais

Segundo a assessoria de imprensa da PRF em Brasília, está previsto, dentro do contrato de acordo, a transferência pela Funrio da base de dados dos aprovados na primeira fase do certame. Além disso, a empresa também se dispõe a retirar todas as demandas judicias que poderiam travar a continuidade do certame, com exceção da que versa sobre os valores que deverão ser devolvidos às partes.

Ainda assim, a assessoria de imprensa da PRF garantiu que isso não atrapalhará o andamento do certame, pois há recursos federais disponíveis para isso. Conforme a AGU, quatro processos sobre a suspeita de fraude tramitam na Justiça, todos aguardando proferimento de sentença. Um deles diz respeito à devolução dos valores, por parte da Funrio, previstos para a realização de curso de formação, enquanto outro pede a condenação da empresa ao pagamento de multa pelos problemas apresentados na seleção.

Enquanto toda a burocracia que envolve o certame não tem fim, cerca de 110 inscritos em todo o país aguardam por um desfecho. Entre eles está o jornalista Felipe Vilar, 26 anos, que foi um dos aprovados para a Diretoria Regional da Paraíba. Confiante no prosseguimento do certame, ele se prepara para as próximas etapas: prova física e curso de formação.

“Estou dando uma estudada para o curso, pois como o certame ficou parado por quase dois anos alguns conhecimentos estão esquecidos”, comentou, acrescentando que ficou em 5º na primeira lista de classificação divulgada, mas pode cair algumas posições após o resultado final da redação. “Só saiu um resultado preliminar, mas pelas minhas contas devo ir para a 8ª colocação”, disse ele.