Listar as experiências profissionais

O que deve ser priorizado são as competências e qualidades como profissional.

Na avaliação da consultora em gestão de pessoas Luciana Rabay, da Brazilliant Consultoria, diz que a elaboração do currículo requer tempo e dedicação. “Um bom currículo não é feito em meia hora. O currículo merece cuidados especiais, pois ele será a porta de entrada do candidato para o emprego dos seus sonhos, a sua única chance de impressionar o selecionador a ponto de lhe convidar para uma entrevista”, afirma. “Quanto mais detalhado e organizado, melhor”, completa.

Dentre as informações indispensáveis, segundo Luciana, estão: data que iniciou e terminou um determinado trabalho; data estimada de conclusão do seu curso; carga horária e data dos cursos; minicursos e palestras. “No currículo moderno você não precisa colocar sua filiação, nome do pai e da mãe, ou os números dos documentos de RG e CPF”, explica. Ela lembra que esses documentos serão pedidos caso o candidato seja escolhido na seleção.

O que deve ser priorizado são as competências e qualidades como profissional. “É importante colocar o local onde trabalhou, o cargo que ocupou, mas também descrever um breve resumo das funções. É preciso entender exatamente o que a pessoa fazia no cargo e apenas com o título no cargo não tem como saber”, declara.