Minissérie sobre vida conturbada da cantora Maysa estréia na Globo

Minissérie "Maysa – Quando Fala o Coração" vai ao ar a partir desta segunda-feira (5), na Globo.

Astier Basílio, do Jornal da Paraíba

O ano era 1961. Maysa, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli partiram em excursão ao Chile, Argentina e Uruguai. Lá, Maysa e Bôscoli iniciam um caso amoroso. O detalhe é que Bôscoli era noivo de Nara Leão, musa da Bossa Nova.

Para a surpresa de todos, de Bôscoli inclusive, no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, poucos minutos antes de voltar para o Brasil, Maysa dá um telefonema e pede que repórteres se dirijam ao Galeão, pois ela dará uma notícia sensacional. O avião pousa. Bôscoli estranha tantos repórteres. Maysa declara: “A notícia é a seguinte. Vou me casar com Ronaldo Bôscoli, aqui presente, e ninguém pode impedir.”

Minissérie sobre vida conturbada da cantora Maysa estréia na GloboEsta história, contada pelo escritor Ruy Castro no livro ‘Chega de Saudade’ é só uma das muitas vividas por Maysa, que abandonou um casamento infeliz com um marido de uma família tradicional para realizar o sonho de ser cantora. Amanhã, a Rede Globo/TV Cabo Branco leva ao ar, depois da novela ‘A Favorita’, a telebiografia da cantora, ‘Maysa – Quando Fala o Coração’. A responsabilidade de transpor para a televisão é de ninguém menos que Jayme Monjardim, único filho da cantora, que dirige a minissérie, escrita por Manoel Carlos.

Manoel Bandeira, o grande poeta de “Pasárgada”, dedicou a Maysa os seguintes versos: “Os olhos de Maysa/ são dois não sei que/ dois não como diga/ Dois oceanos não pacíficos”. A atriz que encarnará este belo par de olhos é uma gaúcha de 31 anos, um rosto ainda não muito conhecido do grande público.

Minissérie sobre vida conturbada da cantora Maysa estréia na GloboLarissa Maciel tem carreira no teatro e atuações na rede RBS, do Rio Grande do Sul. Ela bateu mais de 200 concorrentes e teve oito meses de trabalho intensivo, com leitura de diários, biografia, além de ter acesso a fotografias, filmes, documentários e toda a discografia de Maysa, que morreu em 1977, aos 41 anos.

As dificuldades foram muitas. Teve de eliminar o sotaque, aulas de canto e não cair na armadilha de imitar. “É para ser uma homenagem e não uma imitação”, conta Monjardim, que escalou os seus dois filhos, André e Jayme Matarazzo, para o interpretarem, respectivamente, quando criança e quando jovem.

Manoel Carlos só começou a escrever a minissérie quando foi decidido quem seria a atriz. Larissa chamou a atenção pela semelhança. Manoel Carlos achou impressionante como as duas se pareciam.

“Dediquei quase um ano da minha vida exclusivamente a Maysa. Foram oito meses de preparação, mais três meses de gravação”, diz a atriz. Manoel Carlos também falou sobre o trabalho: “Fiz essa minissérie como um presente para o Jayme. Foi, sem dúvida, um dos trabalhos mais difíceis e mais prazerosos da minha carreira”.